Profissionais da saúde
Perante a onda de violência e indiferença que cresce assustadoramente hoje em nossa sociedade, e que se reflete no âmbito da saúde em cuidados desumanizados e despersonalizados, urge redescobrirmos a dimensão humana do samaritano de evangelho. Samaritano é todo profissional da saúde que se detém junto ao sofrimento de próximo; alguém sensível frente ao sofrimento presta ajuda material, enfim é solidário e nesta relação procura “colocar o coração nas mãos”. Nunca nos esqueceremos de quem nos cuidou quando estivemos doentes e que soube aliar com sabedoria, competência profissional técnico-científica, mãos, instrumentos, conhecimentos, com humanidade, isto é, com coração, ternura, sensibilidade e respeito.
O estigma continua
Já avançamos muito no campo científico, com medicamentos mais simples, testes mais rápidos e mais métodos de prevenção. Não há dúvidas de que uma pessoa com a carga viral indeterminável não irá transmitir o vírus. Mas o estigma continua.
Fases da vida
Historicamente, classificamos as fases da vida em três etapas: Juventude, idade adulta e velhice. Surge dessa divisão a ideia de chamar a velhice de “terceira idade”. Também é possível dividir a relação com o dinheiro em três etapas: gerar, gerir e usufruir. Assim, podemos estabelecer uma ligação entre as etapas da vida e a relação com o dinheiro em cada uma delas.
Pensamento
“Um bom cidadão deve amar a todos, deve louvar os bons e ter compaixão dos maus”.
- Maquiavel.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro