Close Menu

Busque por Palavra Chave

DIREITO PRESERVADO

MPSC assegura reformas para acessibilidade de escolas

Estado tem 180 dias para concluir obras em escolas dos quatro municípios da Comarca
Por: LÊ NOTÍCIAS
08/03/2017 17:13
EEB Gomes Carneiro passará por reformas para que acessibilidade seja garantida (Foto: Janquieli Ceruti/Arquivo/LÊ ) EEB Gomes Carneiro passará por reformas para que acessibilidade seja garantida (Foto: Janquieli Ceruti/Arquivo/LÊ )

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve sentença favorável para determinar que 10 escolas estaduais de quatro municípios da Comarca de Xaxim passem por reformas e sejam adequados às normas de acessibilidade.

A decisão confirma uma medida liminar concedida em ação civil pública ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xaxim contra o Estado de Santa Catarina. Apenas o prazo para conclusão das obras foi ampliado de 60 para 180 dias, conforme determinou o Tribunal de Justiça de Santa Catarina em recurso do Estado contra a medida liminar.

De acordo com o promotor de Justiça Simão Baran Junior, as reformas são necessárias para que seja garantido o acesso de todos aos ambientes físicos das instituições de ensino estaduais às pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida. Desta forma, as escolas devem ser adequadas às normas de acessibilidade estabelecidas pela Lei Federal n. 10.098/2000, pelo Decreto Federal n. 5.296/2000 e pela Lei Estadual n. 12.870/2004.

"É evidente que as pessoas portadores de deficiência têm mais dificuldade para se integrar à sociedade, devido ao preconceito de terceiros e sobretudo em razão das barreiras arquitetônicas" considera ainda o autor da ação.

Assim, o Juízo da 1ª Vara da Comarca de Xaxim deu provimento à ação civil pública, determinando, conforme requerido pelo MPSC, a adequação dos estabelecimentos de ensino às normas de acessibilidade definidas pela legislação. A decisão é passível de recurso.

ESCOLAS CONTEMPLADAS

Xaxim

EEB Gomes Carneiro

EEB Luiz Lunardi

EEB Custódio de Campos

EEB Neusa Massolini

Lajeado Grande

EEB Professora Antonia Gasino de Freitas

Marema

EEB Zelindo Carbonera

Entre Rios

EEB Pio XII

EEB Paiol de Barro

EEB Guarany

EEB Mbya Limeira


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro