Close Menu

Busque por Palavra Chave

Na Essência | Efetividade com Xaxim

Por: Júnior Chisté
08/03/2017 17:42 - Atualizado em 31/08/2020 10:39

Estive palestrando no pequeno município de Entre Rios. Falei por aproximadamente 90 minutos para os duzentos funcionários públicos. Lá estavam secretários, diretores, vereadores, o vice, o prefeito e suas respectivas esposas. Lá estava enfim, quem administra e é responsável pelo bom andamento de um município. Mas pude ver muito mais que isso. Observei uma equipe aguerrida, planejada, com vontade de mostrar que há neste município uma nova administração e que esta já dá mostras que as ações estão sendo de forma dinâmica e certeira.

Xaxim precisa exatamente disso, de efetividade, de planejar não somente os quatro anos, mas especialmente o que quer fazer agora e o que é necessário apresentar à população nesses primeiros meses. Não é e não seria novidade nenhuma do que até agora foi visto, isso até mesmo o mais leigo dos administradores saberia dizer, Xaxim necessitaria de um choque de motivação, administração e de planejamento. Quando não há recursos tem que ocorrer a comunicação, mas que essa comunicação seja sempre a mesma e não uma dicotomia. Estamos vendo o prefeito falar, mas juntamente alguns diretores e secretários, e nem sempre falando ou trazendo as mesmas informações.

Estou querendo dizer com isso que a população já começou a cobrar até de uma forma avassaladora ações desta nova administração. Estão querendo respostas no que diz respeito às estradas do interior, às Unidades de Saúde, aos médicos de sobre aviso, ao convênio Prefeitura/Hospital Frei Bruno, a iluminação pública, ao recolhimento dos entulhos, ao tapa-buracos e muitos outros assuntos. Evidente que a maioria das ações não se tem condições de serem executadas agora, mas a "SWAT" da prefeitura tem que ir à imprensa e começar a informar, a fazer com que a população saiba verdadeiramente da situação em que se encontra o município. Estou somente achando monótono a resposta da atual administração, pois é claro que não se pode cobrar com veemência uma gestão que ainda nem bem começou, pois estamos falando de um município e não de um bar. Mas torna-se importante a ação da administração como resposta, pois infelizmente, aqui, as eleições nunca terminam, por vezes as cobranças são para se colocar sal na comida quando essa já tem tempero suficiente. Temos que pensar definitivamente Xaxim como um todo e não como uma minoria sempre faz questão de querer.

Por outro lado gostaria de ver o prefeito Lírio e o vice Adriano percorrendo as repartições públicas. Não os vejo nos estabelecimentos de ensino, nos ginásios, nas praças, no comércio, na indústria, nas entidades. Menos gabinete e mais corpo a corpo. Esse contato com empresários, com classes distintas, com o fator pulsante de um município seria primordial para se ter realmente a noção do que Xaxim está pensando e o sentimento da população.

Pra finalizar, além de escrever a partir de hoje todos os dias neste espaço, estou em todas as manhãs na Amiga FM (www.amigafmxaxim.com.br), das 08h às 12h sempre enaltecendo os assuntos pertinentes de nosso município.


Alesc - Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro