Close Menu

Busque por Palavra Chave

Na Essência | Pais, escola e filhos

Por: Júnior Chisté
08/03/2017 17:44 - Atualizado em 31/08/2020 10:42

Senhores pais, é sabido que vivemos dias onde o tempo parece estar cada vez mais escasso, queremos estar ao lado de nossos filhos, além de abraça-los, perguntar-lhes como foi o seu dia, o que aprendera no colégio, o que o mundo lhe apresentou em mais um dia.

Infelizmente isso é cada vez menos possível, o que vemos são pais cada vez mais preocupados e atarefados com seu trabalho. O mundo lhes cobrando mais agilidade, produção, empenho e comprometimento na empresa. Enquanto isso vossos filhos por vezes, mesmo que vocês não queiram, ficam em segundo plano. "Final de semana a gente brinca," "final de semana a gente passeia," "se toma um sorvete, ""se assiste um filme," "se faz aquele almoço", são promessas feitas não somente aos próprios filhos mas também à toda família...

Muitos finais de semana desses nunca chegam, pois de tanto vocês correrem durante todos os dias, de segunda a sexta, o final de semana é como se fosse um oásis no meio de tanta dedicação, especialmente ao trabalho. Com isso o desenvolvimento de seus filhos vão ficando para terceiros: creches, escolas, babás, empregadas, vovós e assim por diante.

Gostaria de fazer a você pai ou mãe algumas perguntas: porque hoje, infelizmente vemos crianças com 8, 9, 10 anos com T.D.A.H. com ansiedades e fobias? Crianças tomando ansiolíticos com medo da vida? Crianças que não aprenderam ainda a se frustrar, ganham de tudo? A escola senhores pais ensina, a família educa, jamais esqueçam disso.

Poderia hoje que é um dia espetacular o Dia Internacional da Mulher deixar-lhes uma mensagem emocionante, onde lágrimas poderiam correr de vossas faces, mas como psicólogo é meu dever abrir esses mesmos olhos para o mundo que está formado diante de seus filhos. Acompanhem como nunca a vida escolar, estejam inseridos na vida de seus filhos, saibam o que eles fazem, quais são suas potencialidades e deficiências, para que logo depois de amanhã o seu filho não seja mais um adolescente com traumas, com fobias, ou até mesmo tentando tirar a própria vida. Dê a eles empatia, ensine o poder do abraço, da gratidão, do olho no olho, do respeito. Não há nada mais valioso e enaltecedor.


Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro