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CL29 - Implementando um trânsito seguro

Por: Simão Baran Jr.
10/03/2017 14:03 - Atualizado em 10/03/2017 14:03

Já falei aqui do programa Visão Zero, originado na Suécia, o qual tem como premissa: nenhuma morte no trânsito é aceitável. Zero. Dado o sucesso do programa, ele se espalhou pela Europa, com resultados notáveis: na Suécia, nenhuma criança morre desde 2008 em acidentes envolvendo bicicletas. Na Europa, 88 cidades com mais de 100 mil habitantes não registraram nenhuma morte no trânsito no período de um ano. Outras 16, entre aquelas com mais de 50 mil habitantes, já atingiram a marca de cinco anos sem mortes no trânsito.

Um sistema seguro baseia-se nos seguintes princípios:

1) Pessoas cometem erros que podem levar a acidentes. Grande parte dos acidentes ocorre em razão de imprudência dos motoristas. Motorista embriagados; gente que responde mensagem e fala ao celular durante a condução do veículo; velocidade excessiva.

2) O corpo humano tem uma capacidade limitada de resistência a colisões. É por esse motivo que a velocidade nas ruas está diminuindo no mundo todo e vai continuar diminuindo. Um impacto a 60km/h vai gerar mortes em 85% do casos. A 48km/h, reduz o número de óbitos para 45%. Já acidentes a 32km/h acarretam apenas 5% de vítimas fatais. Diante desses números, como ser contra a redução de velocidade? Pense bem, meu caro amigo.

3) A responsabilidade pelos acidentes deve ser dividida entre aqueles que planejam, constroem, gerenciam e usam tanto as vias quanto os veículos, e medidas preventivas devem ser tomadas após um acidente para prevenir que outros aconteçam em decorrência das mesmas falhas. Uma outra parte dos acidentes ocorre em razão de falhas em projetos e de sinalização, bem como pela má conservação de ruas e estradas. Por isso, a cobrança dos responsáveis deve ser constante.

4) Todos os componentes do sistema viário devem ser fortalecidos para que se seus efeitos se multipliquem; assim, se uma parte falhar, os usuários do sistema ainda estarão protegidos. Pequenos problemas de sinalização e falta de atenção, quando somados, geram acidentes. Condições adversas, como chuva e neblina, diminuem a visibilidade e exigem mudança de postura por parte do condutor do veículo.

Aqui em Xaxim, metade dos atendimentos da Polícia Militar se dá em decorrência de problemas no trânsito. A primeira consequência disso é que o já reduzido efetivo fica muito tempo atendendo delitos e infrações de trânsito, quando poderia estar atendendo situações de violência e crimes patrimoniais, que tanto nos afligem.

Para otimizar o trabalho das guarnições é necessário uma mudança de comportamento por parte da população, reduzindo esse número de ocorrências. É pelo efetivo respeito às leis de trânsito que se começa a mudar uma cidade.


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