Close Menu

Busque por Palavra Chave

ESPAÇO CONQUISTADO

Empresária xaxinense expõe caminho rumo à ascensão da mulher

Por: Janquieli Ceruti
10/03/2017 14:09 - Atualizado em 10/03/2017 14:09
Fabiane destaca que o segredo do sucesso é dedicar-se ao trabalho continuamente (Fotos: Duda Fotorama) Fabiane destaca que o segredo do sucesso é dedicar-se ao trabalho continuamente (Fotos: Duda Fotorama)

As responsabilidades cotidianas exigem, e muito, da mulher moderna. A empresária xaxinense Fabiane Zanco Bortolanza é exemplo de profissional que se divide entre as obrigações da empresa e as nobres missões de mãe e esposa. A jovem mãe está sempre presente nas descobertas e vivências do pequeno Erick, de seis anos, e ainda precisa conciliar seu tempo com a agenda corrida do esposo, o vice-prefeito de Xaxim, Adriano Bortolanza.

Conforme Fabiane, encontrar tempo para tudo é tarefa difícil, mas recompensadora. “Não é muito fácil, pois viajo bastante já que as obras que a construtora assume geralmente são distantes de Xaxim. Mas, quando estou na cidade, fico com meu filho, o levo para a escola e brinco com ele à noite. Procuro dar toda a atenção que posso aproveitando o pouco tempo que fico com ele e com meu esposo Adriano”, destaca a empresária que conta com o auxílio da mãe para que Erick tenha toda a atenção que precisa. “Ela é uma grande mulher! Com seu apoio, fico tranquila, pois sei que ele está em boas mãos.”

Com muito trabalho, Fabiane conquistou espaço no mundo dos negócios, mas afirma que por várias vezes sentiu-se discriminada nesta trajetória. “As pessoas olham para mim e não acreditam em meu potencial, uma por ser mulher e outra por ser jovem. Já ouvi que eu não tinha capacidade de comandar a execução de uma ponte, por exemplo, mas mostrei que tinha e isto ajudou em minha ascensão profissional.”

Conhecer a área a ser explorada, buscar o máximo de informações sobre ela e dedicar-se integralmente ao sonho são características citadas por Fabiane para que as mulheres possam alcançar seus sonhos. “É preciso até abrir mão do lazer em alguns momentos, pois um desejo precisa de grande determinação para ser alcançado. O segredo do sucesso é trabalhar pesado. A mulher pode ocupar mais espaço. Ela só precisa usar de sua criatividade e inovar sempre. Se quisermos, nós podemos fazer muito melhor do que os homens, já que temos mais visão.”

É comum para Fabiane contar com o apoio de homens no trabalho. De acordo com a empresária, o respeito deles foi conquistado com muita eficiência mostrada diariamente. Além dos colegas de trabalho, ganhar a confiança do próprio pai à frente da empresa da família foi outro marco de sua vida. “Ele acreditou em mim e faço questão de tomar as decisões em conjunto. O meu conhecimento acadêmico também melhorou muito os processos dentro da empresa.”

Para Fabiane, há muito o que ser comemorado neste mês da mulher, mas ainda existe longo caminho a ser trilhado. “A mulher precisa se envolver mais na política e nas demandas da sociedade para ajudar a decidir os rumos. Para isso, a união entre nós é fundamental, pois os homens nos excluem, frequentemente, dos processos. Tenham certeza, mulheres, da capacidade que possuem. Tudo é possível para nós, basta querermos e corrermos atrás.”


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro