Close Menu

Busque por Palavra Chave

Xanxerê alinha estratégias para geração de pequenas empresas

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/02/2020 10:11
MB Comunicação Intenção é a implantação de uma incubadora tecnológica no município Intenção é a implantação de uma incubadora tecnológica no município

Como fomentar o processo de incubação de novas empresas no município de Xanxerê e a importância de acelerar o crescimento de novos negócios foi tema de encontro dos diretores do Sebrae/SC com representantes do setor empresarial, na última semana, na Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX).

Participaram da reunião pelo Sebrae/SC Carlos Henrique Ramos Fonseca (diretor superintende), Luc Pinheiro (diretor técnico), Paulo Rocha (gerente de desenvolvimento regional), Douglas Tres (gerente de atendimento empresarial), Enio Albérto Parmeggiani (gerente regional oeste) e Arildo Metzger Jacóbus (analista técnico). Representaram a ACIX Charles Rabaiolli (diretor tecnológico), Marisete Dreon Fontanive (gerente executiva) e Thiago Soffiatti Souza (nucleado da associação e coordenador de tecnologia e inovação da Prefeitura de Xanxerê).

O movimento em prol da criação e do desenvolvimento de microempresas ou pequenas empresas em Xanxerê apresenta um contexto diferenciado no comparativo de ações desenvolvidas em Santa Catarina tanto na consolidação de parcerias quanto na metodologia elaborada. “Conhecemos outras estruturas de incubadoras tecnológicas a exemplo de Erechim (RS), Joaçaba (SC), Luzerna (SC) e Lages (SC), além de realizarmos reuniões entre as entidades e a formação do Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação de Xanxerê (CMCTI)”, relatou Souza.

Conforme Marisete, a importância da tríplice hélice que compreende poder público, academias e iniciativa privada, foi a base para o Projeto TEIA, seguida de legislação específica elaborada em prol desse movimento, além do apoio político para a formação da Incubadora Tecnológica de Xanxerê (ITEX). "O CMCTI, presidido pelo vice-presidente da ACIX Realdo Tavares, está trabalhando para os próximos passos, que contemplam a implantação da ITEX, seguidos da formação de um órgão de orientação técnica e a criação do conselho consultivo das empresas incubadas, aliados à elaboração de um estudo interno e definição de estratégias”, antecipou.

O diretor superintendente do Sebrae/SC parabenizou a iniciativa de Xanxerê por dinamizar esse ecossistema de inovação e de inserir a parceria público-privada no projeto. “Uma sugestão é incluir a ideação dos projetos, ou seja, uma pré-incubação para selecionar os negócios que participarão da incubadora. Isso representa uma sinergia para alavancar o crescimento das pequenas empresas”, observou Ramos Fonseca.

A proposta de auxiliar na formatação da ideia para incubação foi reforçada pelo diretor técnico do Sebrae/SC. “Esse olhar diferenciado sobre as várias etapas é uma importante ferramenta para auxiliar esses negócios em fase inicial, seja para preparar para o mercado ou para acelerar o crescimento”, comentou Pinheiro.

PROJETO TEIA

O projeto de Tecnologia Empreendedorismo Inovação (ACIX) tem como objetivo mapear os potenciais projetos para incubação e a implantação da incubadora tecnológica no município. A iniciativa conta com a participação da Prefeitura de Xanxerê, do Núcleo de Jovens Empreendedores, do Núcleo de Tecnologia, da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), da Câmara de Vereadores de Xanxerê, do Governo de Santa Catarina pela Secretaria de Estado de Administração, da FIESC, do Sebrae/SC, da Fecomércio/SC pelo Senac, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Xanxerê e da Unoesc Xanxerê.


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis - Maio
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro