Close Menu

Busque por Palavra Chave

Li, Vi e Ouvi | Planeta em alerta, alimentação saudável e creatinina

Por: João Lamarque de Almeida
10/02/2020 09:00

Danos ao planeta

Há pelo menos 10 anos, ambientalistas alertam que estamos causando danos irreversíveis ao planeta e que, na velocidade que avançamos, vamos em breve (em breve mesmo, coisa de 20 anos) enfrentar falta de água potável, temperaturas elevadas por longos períodos, aumento do nível dos oceanos, contaminação do ar, da terra, da água e de nossos corpos os produtos químicos.

Alimentos mais nutritivos

Uma onda de inovação, ditada pela preocupação em comer melhor, começa a imperar no país, como são chamadas as empresas que aprimoram agricultura, produção, fornecimento e distribuição dos alimentos até as mesas das pessoas. O mercado, em toda a cadeia produtiva, cada vez mais lucrativa. As vendas de orgânicos ultrapassaram os 4 bilhões em 2018 no brasil, resultado 20% maior do que os de 2017, segundo o Conselho Brasileiro da produção orgânica. O País tem mais de 15 mil propriedades certificada para produção de orgânicos ou em processo de transição 75% pertencentes a agricultores familiares.

Creatinina

Entre os exames mais comuns pedidos pelos médicos, a creatina ocupa uma das primeiras posições. A verificação de sua quantidade no organismo pode ser medida via sangue ou mesmo pela urina, e está diretamente relacionada à saúde dos rins. Creatinina é uma substância que surge da degradação de uma enzima muscular, a fosfocreatina. Quanto maior serão as taxas de creatina no organismo, é por isso que os valores de referência (que indicam se há uma quantidade adequada ou não da substância) mudam conforme gênero, idade e hábitos.

Pensamento

O futuro é hoje e, se não correres, terá sido ontem.

- Oscar Lorenzo


Covidômetro - Florianópolis - Maio
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro