Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Xaxim promove mutirão e viabiliza exames de mamografia

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/02/2020 09:56 - Atualizado em 14/02/2020 09:56
Prefeitura de Xaxim Após impasse entre o Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê e o Governo do Estado, que não renovaram o convênio, o município custeará os exames que estão na fila de espera Após impasse entre o Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê e o Governo do Estado, que não renovaram o convênio, o município custeará os exames que estão na fila de espera

Durante o mês de fevereiro, a Prefeitura de Xaxim, através da Secretaria de Saúde, vai promover mutirões para a realização de mamografias. O exame é simples, mas muito importante para ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil e no mundo.

Recentemente, Xaxim tinha um convênio através do Estado, com o Hospital São Paulo de Xanxerê para a realização de 50 mamografias por mês. O contrato entre o Hospital e o Governo Estadual não foi renovado, gerando o acúmulo de 400 pessoas que aguardavam pelo exame. A solução proposta pela Secretaria de Saúde foi de que o município custeasse os gastos.

A indicação foi recebida e prontamente aceita pelo prefeito Lírio Dagort, que afirmou, “é uma alegria muito grande promover esse tipo de gesto, que ajuda a melhorar a saúde das pessoas. Estamos atacando em todos os setores possíveis, com muito amor, muita dedicação e sempre que somos solicitados pela equipe de governo qualquer demanda vira prioridade”.

No primeiro momento, 93 mulheres receberão gratuitamente os exames que serão feitos em Chapecó e Xanxerê. Os custos serão bancados pelo município, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS-AMOSC). Na sequência, outras pessoas que aguardam serão contempladas, conforme destacou o secretário de Saúde Davi Provenzi Machado: “Nos próximos dias teremos novidades em outras especialidades também, buscando zerar as filas de espera, assim como fizemos desde 2017”.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro