Os treinos das atletas da Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó (AGIRC) deram uma pausa nesta semana por um excelente motivo: a técnica Lidiane Zuffo, as auxiliares técnicas e atletas Ana Paula Rodrigues e Claudiana Bueno, além das ginastas Isadora Vivian, Vitória Zanetti, Maria Eduarda d'Ávila Pereira e Eloísa Ferrari estão em um treinamento com as técnicas búlgaras de ginástica Stanislava Aleksieva e Giurga Nedialkova.
Entre os dias 12 e 15 de fevereiro, elas participam de quatro dias de capacitação intensa na Clínica Internacional de Ginástica Rítmica, em Florianópolis. O evento é promovido pela Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (Adiee) e Udesc.
Além da busca pela excelência na prática da ginástica rítmica, a equipe chapecoense também está sendo capacitada com estratégias de preparação física, prevenção de lesões, controle da ansiedade pré-competição e comunicação esportiva, além de técnicas de danças que colaboram para elaboração de séries a serem apresentadas em campeonatos. O conhecimento é repassado através de oficinas e palestras.
Giurga Nedialkova foi técnica da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica entre 2009 e 2010. A Bulgária é referência mundial em Ginástica Rítmica Desportiva (GRD) pela excelência apresentada pelas atletas em competições oficiais. “Começar uma temporada com o aporte de tanto aprendizado é motivo de muita felicidade. A equipe participante desta clínica tem a missão de repassar o conhecimento adquirido para as demais atletas e técnicas da equipe chapecoense”, destaca o presidente da associação, Auri Casali.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro