Close Menu

Busque por Palavra Chave

Mau cheiro do rio Xaxim incomoda moradores do Centro

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/02/2020 17:18
Vitória Schettini/LÊ De acordo com moradores, em dias de chuva forte ou sol, o cheiro oriundo do rio se torna forte De acordo com moradores, em dias de chuva forte ou sol, o cheiro oriundo do rio se torna forte

Por Vitória Schettini

Há alguns meses, moradores do Centro, no trecho do rio Xaxim, que passa entre a rua Dez de Novembro e a avenida Luiz Lunardi, reclamam que o local exala um forte cheiro de esgoto em dias de muita chuva ou sol forte.Conforme os moradores, a Prefeitura de Xaxim depositou alguns tubos para o encanamento do rio, que estavam no bairro Santa Terezinha, mas até agora não foram instalados. Ainda, segundo eles, a Prefeitura solicitou ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), a aprovação da instalação dos tubos há cerca de um ano, contudo, até agora nada foi aprovado e o problema continua.

Em resposta ao , a Prefeitura de Xaxim, através da diretora de Meio Ambiente, Etiane Lange Baldoan, explanou sobre a morosidade do processo, que se estende há mais de um ano. “No início de 2019, foi dado início ao processo de canalização do rio Xaxim no trecho citado, o qual era planejado metade em galerias e a outra metade em tubos, os que estão ao lado do curso d’água. Ao final de 2019, o IMA nos respondeu que eles não aceitavam dois tipos de galeria, apenas um. Esse é um processo burocrático, o qual precisamos fazer a Licença Ambiental Prévia (LAP), Licença Ambiental de Instalação (LAI) e Licença Ambiental de Operação (LAO)”, explica Etiane.

Ela ainda ressalta que na LAP, o qual o IMA não aceitou, demorou um ano para ser analisado, por haver apenas um técnico, e posteriormente, foi solicitado pelo órgão um novo projeto da canalização. “O projeto da obra está pronto, mas ainda estamos aguardando a assinatura dos documentos pelos proprietários em cartório, porque aquele espaço são lotes particulares. Quanto ao prazo para ser encaminhado novamente ao IMA, com as assinaturas, poderemos mandar novamente ao IMA para aprovação e aí sim, poderemos dar início à obra”, finalizou.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro