“Sabemos da importância em investir no desenvolvimento local, fortalecendo os negócios existentes e incentivando a abertura de novos para promover a diversificação das atividades econômicas, o que garante a geração de emprego e renda. Essa não é uma tarefa fácil, principalmente para os municípios menores, porém aceitamos o desafio. Queremos encerrar 2020 com medidas concretas de consolidação dos empreendimentos locais e com a valorização dos nossos potenciais”, enfatizou a prefeita de São Domingos, Eliéze Comachio.
De acordo com a gestora municipal, o Programa Cidade Empreendedora complementará as medidas implementadas em 2019 para auxiliar no desenvolvimento econômico e apoiar o setor empresarial local. Exemplo disso, segundo Eliéze, é o projeto de lei que por intermédio de licitação possibilitou a concessão de uso de cinco terrenos da área industrial, priorizando investidores do município. “Estamos lançando as primeiras sementes com a certeza de que teremos ótima colheita. Essa gestão dará os primeiros passos que requerem continuidade e investimentos”, destacou.
Para a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Domingos (CDL) e agente de desenvolvimento local, Cristiane Teixeira, o programa vai ao encontro do desenvolvimento econômico municipal, que é um dos maiores objetivos do governo municipal. “Observamos que essa iniciativa é exatamente o que os munícipes estavam precisando e a Sala do Empreendedor colaborará para atender às necessidades do setor empresarial”, explicou. Representando o poder Legislativo Municipal, o vereador Gleicon Tiaraju Cardoso, ressaltou a relevância do empreendedorismo para o desenvolvimento social, o crescimento econômico e a geração de emprego e renda. “Empreender não é apenas abrir uma empresa, mas sim apresentar soluções para os anseios do mercado, por isso o programa será fundamental no suporte de quem almeja abrir seu negócio ou ampliar a sua empresa”, completou.
PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA
O Programa Cidade Empreendedora – Basic foi pensado especialmente para os municípios iniciarem sua caminhada e foca sua atuação na aplicação da Lei Complementar Federal 123/06 (Lei Geral da Micro e Pequena Empresa - MPE). Em São Domingos serão realizadas 15 soluções até 30 de dezembro de 2020, com base em quatro eixos principais.
No aprimoramento das lideranças ou dos atores de desenvolvimento serão realizadas consultorias, report mensal do projeto, acompanhamento do agente de desenvolvimento local e cursos de formação e atualização. Para promover a desburocratização, acontecerão consultorias para acompanhamento das adequações dos processos licitatórios conforme a legislação.
No eixo de compras governamentais ocorrerão o fomento da agricultura familiar, a elaboração do plano anual de compras, a capacitação de aprimoramento dos compradores e a preparação dos negócios locais para se habilitarem a fornecerem aos órgãos públicos. “Está prevista para o fim deste mês qualificação para o aprimoramento dos compradores, que é uma oportunidade dos servidores municipais comporem uma rede de contatos que podem trazer alternativas para os pequenos negócios locais”, explicou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Enio Albérto Parmeggiani.
A Sala do Empreendedor simplificará os procedimentos para quem deseja empreender e auxiliará os empresários que almejam ampliar seus negócios. Pelo programa estão previstas ações de consultoria (estruturação e alinhamento; apoio e acompanhamento da estrutura; e adequação da legislação de atendimento e suporte ao microempreendedor individual – MEI); medidas de apoio com pacote de comunicação e aos empresários com soluções do Sebrae; e capacitação semestral dos atendentes do espaço.
Ainda entre as contribuições do Sebrae/SC para o município de São Domingo, Parmeggiani destacou o auxílio na melhoria de processos e produtos, através do Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (SebraeTec). “Empresas com projeto voltado as inovações dos negócios, poderá se candidatar para receber consultorias. Para execução haverá contrapartida de 50% do Sebrae e 50% da empresa interessada”, explicou Parmeggiani. Outra novidade está prevista para o mês de julho, quanto serão selecionados empreendimentos interessados em implementarem processos de inovação. “Essas organizações receberão acompanhamento durante oito meses, com avaliação do início ao fim das atividades para verificar os resultados obtidos”.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro