Lê Notícias - - Vieses e consensos | As lições que a pandemia...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Vieses e consensos | As lições que a pandemia do coronavírus tem nos esfregado na face

Por: Ralf Zimmer Junior
17/03/2020 17:11

A primeira delas é que sem investimento em ciência e educação as pessoas literalmente morrem. Veja-se que a Coreia do Sul, que lá nos anos 70 do século passado era uma economia muito mais fraca que a nossa à época, após décadas de investimentos massivos no sistema educacional hoje é exemplo de economia e de combate à pandemia em foco. Educação, instrução e ciências custam caro, mas trazem retornos gratificantes a longo prazo e salvam vidas.

Além de uma potência econômica, os sul-coreanos controlaram melhor a pandemia que todas as demais nações fustigadas pelo vírus. Sem repressão. Sem exércitos nas ruas. Sem populismo. Sem fake news. Mas, sim, com instrução (educação) e ciência. Pessoas bem orientadas e comprometidas com o bem-estar pessoal e geral, que respeitam regras, fazem toda a diferença para uma nação. Doutro lado, a desinformação e o populismo, seja da esquerda de Obrador, no México, seja da dita direita de Trump, nos EUA, fato é que ou se dorsalizam à ciência ou serão responsáveis pelo sacrifício indevido de muita gente inocente.

Outro ponto que merece destaque, em terra tupiniquim, é que uma crise dessa magnitude rompe com paradigmas que há muito deveriam ter sido rompidos por outras razões de lógica e eficiência. Refiro-me, aqui, ao teletrabalho ou “homeoffice” de muitos servidores que não têm a necessidade de atendimento constante ao público.

Isso porque, o que, a rigor, custa caro aos cofres públicos não é no mais dos casos a remuneração em si de servidores, mas a manutenção de locais físicos que não se justificam senão para consumir nossos tributos com aluguéis e pagamento de lucros para empresas terceirizadas que exploram mão de obra barata de serviços de vigilância e limpeza, enquanto enchem seus cofres sob o eufemismo de “empreendedores”. Empreendedor de verdade gera emprego e roda a economia na iniciativa privada, bem diferente de intermediar mão de obra com Estado e lucrar nas costas de ambos.

Reduzindo custos de locação, água, luz, limpeza e vigilância, o Poder Público certamente terá mais recursos para efetivamente implementar, a bem da população, locais físicos que são indispensáveis, tais quais hospitais e creches.

Em poucas palavras, o coronavírus derrotou as fake news e esperamos que derrote a demagogia, o populismo e o desperdício, sob pena de nós sermos os derrotados. Sim, infelizmente, há e haverá baixas econômicas e de vidas. Contudo, transparência, educação, ciência e eficiência nunca foram tão claramente uma questão de vida ou morte. Que nossa nação escolha pela vida!


Crea Julho
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro