Lê Notícias - - Vieses e consensos | STF's: da correta flexibilização...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Vieses e consensos | STF's: da correta flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal por conta da Covid-19 à decisão jocosa de Marco Aurélio sobre pedido de afastamento de Bolsonaro

Por: Ralf Zimmer Junior
31/03/2020 13:15 - Atualizado em 31/03/2020 13:20

Não é de hoje que as declarações do presidente da República são controvertidas e beiram (as vezes transpassam) a sensatez.

Como, também não é novidade que a Lei de Responsabilidade Fiscal representa um entrave (necessário) para o gestor da coisa pública no dispêndio de receitas.

Evidente que andou bem o STF esta semana, em decisão do ministro Alexandre de Morais, autorizando, por conta da aguda crise econômica provocada pelo coronavírus, que o ordenador primário das contas da União, o presidente da República, não se atenua às amarras que regem o dispêndio de dinheiro público em tempos de normalidade.

Razão obvia: sobrevivência se impõe a outros valores neste momento.

De outro lado, lamentável a decisão do ministro Marco Aurélio em dar continuidade ao processo que pleiteia o afastamento do presidente Bolsonaro no STF, abrindo vistas à PGR (Procuradoria-Geral da República).

Ora, o Judiciário não pode afastar o presidente da República em hipótese alguma.

Apenas, e tão somente, após autorizado por dois terços da Câmara Federal, pode o Senado da República, também por dois terços de seus membros, no processo de impeachment, afastar o Chefe do Executivo.

Marco Aurélio deveria ter extinto de plano o pleito em questão, ao invés de sustentar uma polêmica natimorta a essa altura.

Quiçá a proximidade da aposentadoria e a quarentena prejudicaram o bom senso e o conhecimento do eminente ministro primo de Collor.

A democracia só sobreviverá com um bom senso mínimo, se falta legitimidade em pedir para fechar STF e Congresso, não menos faltante é a legitimidade em o STF, ao arrepio da CRFB88, cogitar em processar pleito de afastamento de Presidente da República.

Goze em paz de sua aposentadoria Min. Marco Aurélio!


Crea Julho
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro