O deputado estadual Altair Silva encaminhou um pedido de informação à Secretaria Estadual de Educação sobre os pagamentos à empresa terceirizada, que trabalha com a merenda escolar em Santa Catarina.
O documento questiona se houve algum atraso de pagamento de salários e férias das mais de 5 mil merendeiras que atuam no Estado, além do recolhimento ou não das contribuições obrigatórias da empresa, como o depósito do FGTS.
O motivo do pedido, é que muitas servidoras relataram que a empresa paulista, que realiza o serviço, está atrasando os salários e até o vale-alimentação. Essa falta de pagamento, pode afetar diretamente as escolas, uma vez que as cozinheiras estão ameaçando, em um primeiro momento, paralisar as atividades, e depois até entrar em greve geral se for necessário. “Temos relatos que as merendeiras não estão recebendo, e as famílias sofrendo com essa situação, o que nos motivou a cobrar do Governo do Estado uma resposta e uma solução rápida a situação”, comentou Altair.
Preocupado com a situação presente e futura, no pedido, o deputado questiona ainda, quais serão as medidas adotadas pelo Estado para efetuar os pagamentos durante a pandemia de COVID-19, que assola o país e o mundo.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro