Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

Na Essência | Saúde, o que há de mais importante?

Por: Júnior Chisté
17/03/2017 10:28 - Atualizado em 31/08/2020 10:49

Estamos diante de mais uma grande mudança e de mais um grande debate em Xaxim: a diminuição das Unidades de Saúde.

Tudo está começando pelo fechamento da ESF do Frei Bruno para a ESF do Bairro Alvorada, ou seja, pacientes do Bairro Frei Bruno e arredores antes atendidos por esta Unidade serão agora todos assistidos pela Unidade do Bairro Alvorada.

É uma grande aposta da nova administração através da nova gestora de saúde trazida diretamente do planalto serrano com status de ser uma expert no que diz respeito a essa pasta.

Evidente que a grande meta e objetivo com essas mudanças é a economia, ou concentrar em poucas Unidades de Saúde o atendimento e fazer esses atendimentos serem mais dinâmicos e precisos, foi isso que entendi.

Mas vem cá, quando um médico por exemplo atende lá no Frei Bruno, e este atende em torno de 16 pacientes/dia, ele vai continuar atendendo o mesmo número lá no Alvorada, não vai?

Agora, quanto ao deslocamento daquelas pessoas que tem dificuldade em se locomover, que o percurso ficar três ou quatro vezes maior até chegar ao ponto de atendimento, como fica?

Mesmo concentrando um maior número de profissionais numa mesma Unidade de Saúde há estrutura física para todos trabalharem e atenderem adequadamente?

Mas existe algo que eu tenho notado nos programas que apresento todas as manhãs na Amiga FM que vai muito além disso e que talvez a atual gestão da saúde de Xaxim não tenha percebido e devia ter notado isso, chama-se o orgulho, a honra de ter na sua comunidade, no seu bairro a sua Unidade de Saúde. Quando tiramos algo que fora implantado, que fora conquistado, é como se tirássemos algo da nossa própria família por mais explicações que possamos dar, quer elas sejam realistas e até busquem resultados satisfatórios.

Por exemplo, a partir de segunda-feira, todos que residem no Bairro Frei Bruno, passarão pela Unidade de Saúde e verão aquele estabelecimento que tanto apaziguou suas dores fechado e saberão que a partir de agora terão que se deslocar em outro bairro, mais longe, para receberem quem sabe o mesmo atendimento.


Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro