Close Menu

Busque por Palavra Chave

Vieses e consensos | Bolsonaro desmoralizando Moro resgata Lula da Silva!?

Por: Ralf Zimmer Junior
28/04/2020 11:32
Divulgação

A questão posta no STF pelo procurador-geral da República (PGR), nomeado fora de lista, por Bolsonaro, é uma verdadeira sinuca de bico.

Explico. Augusto Aras (PGR) já pediu abertura de instigação sobre as declarações de Moro, fixando a seguinte posição: acaso corretas, Jair deve ser processado (é condenado provavelmente) por crimes de prevaricação, obstrução da Justiça e de Responsabilidade. Não provados, deverá Moro responder por denunciação caluniosa.

A situação é tal, que se Moro certo estiver é o fim de Bolsonaro, impeachment passa a ser caminho sem volta.

Contudo, acaso Moro não comprove, será condenado por denunciação caluniosa, e as provas que já apresentou serão tidas então por inválidas de certa maneira. Ocorrendo essa hipótese, a narrativa petista para rever e anular as condenações de Lula se fortalecem muito.

Ora, petistas acusam Moro de forjador de provas desde o início, bem como apontam para as interceptações da Intercept (embora obtidas por grampos ilegais, em prol do acusado podem ser validadas), que acaso venham a ser somadas a uma condenação por denunciação caluniosa passa a ser prato cheio para o STF anular as decisões do então juiz (neste contexto tido por criminoso por bolsonaristas e lulistas).

Em outras palavras, a desmoralização de Moro promovida pelos bolsonaristas podem acarretar no resgate de Lula da Silva, de sua narrativa, e até de seus direitos políticos acaso anuladas as suas condenações, o que não seria tarefa difícil num contexto em que o prolator vier a ser condenado por denunciação caluniosa.

Enfim, as placas tectônicas em Brasília se movimentam como nunca, a lava virá a tona, isso é certo, só não se sabe em qual vulcão irá emergir...


Vederti Mobile
Sicoob Mobile
Rech Mobile

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Lê Notícias - Informando você para construir cidadania

Fundado em 06 de maio de 2010, o Lê NOTÍCIAS circula no formato standard em cidades estratégicas de Santa Catarina

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro