Close Menu

Busque por Palavra Chave

ATENÇÃO RURAL

Ledinho pede melhorias nos acessos às linhas Tigre e Limeira

Atenção ao plantão de inseminações também foi requerida pelo vereador
Por: LÊ NOTÍCIAS
20/03/2017 14:17
Ledinho Curtarelli demonstra preocupação com acessos às propriedades rurais (Foto: Tatiane Defiltro/Arquivo/LÊ) Ledinho Curtarelli demonstra preocupação com acessos às propriedades rurais (Foto: Tatiane Defiltro/Arquivo/LÊ)

Xaxim – O vereador xaxinense Ledinho Curtarelli (PMDB) foi o proponente de uma indicação, aprovada por todos os vereadores na última semana, sugerindo à Administração Municipal que realize melhorias ou reformas no calçamento nas saídas para a linha Tigre e linha Limeira. Conforme explicou o vereador, a situação dos trechos é precária e os moradores estão pedindo há tempos melhorias no local.

Na oportunidade, o vereador Inácio Luiz Bracht, líder da bancada do PSD na Câmara, explicou que o projeto para asfalto para a linha Tigre e linha Limeira estão prontos, e quando o município tiver condições financeiras, estes serão os primeiros trechos a receber melhorias.

Na mesma indicação, Ledinho também solicitou que a Secretaria de Infraestrutura veja da possibilidade de auxiliar os produtores rurais com serviços de terraplanagem para os aviários, estábulos e chiqueirões. Caso a Prefeitura não tenha condições de realizar o trabalho gratuitamente, que seja cobrado somente o valor do óleo diesel ao agricultor.

PLANTÃO PARA INSEMINAÇÃO

Outro questionamento de Curtarelli foi em relação ao plantão de inseminação do gado leiteiro, principalmente nos finais de semana. Segundo Curtarelli, ele recebeu reclamações de agricultores que não havia profissionais de plantão.

Volnei Dervanoski, vereador do PSD, que também trabalha na Secretaria de Agricultura, de imediato explicou como funciona o processo para inseminação. De acordo com ele, no início da Administração passada, a Secretaria fez uma parceria com terceiros, oito filhos de agricultores que foram capacitados com curso de inseminação, e inclusive forneceu os botijões, o material como nitrogênio, luvas e o sêmen para realização dos trabalhos.

Esses profissionais estão distribuídos em várias comunidades do interior, e são eles que realizam o atendimento aos agricultores que necessitam principalmente nos finais de semana, cobrando apenas o valor da mão de obra, que é R$ 25. Conforme Dervanoski, essa parceria veio para suprir uma demanda, pois a Secretaria possuía apenas dois inseminadores no passado, neste ano um, que não consegue atender todo o município e com a parceria ele apenas fica coordenando os trabalhos. Conforme Dervanoski, no ano passado ficaram em aberto alguns pagamentos de sêmen e as empresas não forneciam mais material. Neste ano, a licitação será aberta na semana que vem, onde serão adquiridas aproximadamente 10 mil doses e para fornecer o material aos parceiros.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro