Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeito Lírio Dagort decreta uso obrigatório de máscara em vias públicas de Xaxim

Prefeitura de Xaxim Na manhã deste sábado (09), na avenida Plínio Arlindo de Nês, houve distribuição de máscara e orientação aos xaxinenses Na manhã deste sábado (09), na avenida Plínio Arlindo de Nês, houve distribuição de máscara e orientação aos xaxinenses

O prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, assinou na tarde de sexta-feira (08) decreto nº 0263/2020 que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção facial por todos os indivíduos que transitarem em via pública ou que adentrarem a quaisquer estabelecimentos públicos ou privados. A medida adotada pelo prefeito também foi discutida e aprovada pela Comissão de Resposta ao Coronavírus de Xaxim nesta semana em uma web conferência.

O secretário da Saúde, Isac Casagrande, lembra que a situação no município no momento está controlada graças ao esforço de cada xaxinense e das ações do governo, mas com a chegada do frio todos, precisam reforçar a prevenção. “Este decreto é de fundamental importância para a manutenção da situação de controle em Xaxim. Então para evitar novos casos precisamos usar máscaras em todos os locais e intensificarmos ações de prevenção”, disse o secretário.

O prefeito Lírio Dagort ressaltou que, com a chegada do inverno, a situação de saúde pública na região pode se agravar, como já está acontecendo em alguns municípios. “Estamos em um momento crítico de saúde pública e agora precisamos reforçar os cuidados em relação a proliferação do coronavírus. Pedimos que evitem de visitar outros municípios que estão com índices de infecções muito alto como Chapecó e Concórdia, que façam suas compras no município, que usem máscaras em todos os locais públicos e que atentem a todas as demais orientações de prevenção”, disse o prefeito.

A Prefeitura de Xaxim já produziu cerca de 5.000 máscaras que já estão sendo doadas nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) dos bairros Santa Terezinha e Chagas, Assistência Social e Secretaria da Saúde.

Fiscalização

O decreto já está em vigor e a fiscalização ficará a cargo das equipes de Vigilância Sanitária e Epidemiológica. O decreto tem caráter de orientação e prevenção, mas sanções futuras não são descartadas. A Secretaria da Saúde de Xaxim realizou na manhã deste sábado (09), na avenida Plínio Arlindo de Nês, uma blitz educativa com distribuição de máscaras e orientações em relação ao novo decreto sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em vias públicas. O secretário da Saúde informou que foram distribuídas 800 máscaras na manhã de sábado.

“É uma ação de conscientização, estamos orientando as pessoas, falando sobre o novo decreto e da importância de reforçar a prevenção, especialmente neste momento de temperaturas mais baixas. Além desta ação, o município já distribui 2.000 máscaras para os servidores públicos e fabricou outras 5.000 que estão sendo entregues para a população mais carente”, destacou.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro