Close Menu

Busque por Palavra Chave


Carne brasileira: boa para o Brasil e para o mundo

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/03/2017 10:38
(Foto: MB Comunicação) (Foto: MB Comunicação)

José Antônio Ribas Júnior

Presidente da Associação Catarinense de Avicultura (Acav) e diretor do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne)

Ponto fora da curva, erro pontual, irregularidade praticada por um reduzidíssimo número de pessoas. Os delitos apurados pela “Operação Carne Fraca”, deflagrada pela Polícia Federal, precisam ser corretamente interpretados: foi uma minoria de sabotadores que agiu dentro de uma imensa cadeia produtiva notabilizada internacionalmente pela eficiência e segurança de suas operações.

A indústria brasileira de carne atingiu nas últimas décadas um elevado nível de segurança e qualidade em sua operação, condição internacionalmente admirada e reconhecida. Os padrões de biosseguridade, os avanços genéticos e a atenção extrema à sanidade e ao manejo fizeram da nossa produção agropecuária uma das mais seguras de todas as cadeias produtivas, graças ao empenho e profissionalização dos produtores rurais e aos pesados, intensos e contínuos investimentos das agroindústrias.

As indústrias brasileiras e catarinenses de carnes, notadamente as de aves e suínos, adotam o que há de mais avançado em máquinas, equipamentos, processos e recursos tecnológicos, assegurando alimentos cárneos confiáveis e de alta qualidade. Essas características permitiram à agroindústria brasileira e catarinense exportar carne para mais de 150 países, entre eles, os mais exigentes do planeta em termos de qualidade e sanidade.

A par do rigor técnico em todas as fases do processo, os nosso frigoríficos adotam a melhor metodologia de controle interno de qualidade, além do acompanhamento de organismos externos como o respeitado Serviço de Inspeção Federasl (SIF) e as frequentes auditorias de importadores.

É necessário compreender a dimensão, a complexidade e o elevado grau de desenvolvimento desse importante setor da indústria nacional para considerar que os fatos apurados pela Polícia Federal são isolados e representam lamentáveis exceções dentro da cadeia produtiva. O compromisso supremo das indústrias de alimentação é a oferta de proteína segura e de qualidade para a nutrição das pessoas e das famílias. Por isso, o Sindicarne e a Acav defendem a rigorosa apuração dos fatos e a exemplar punição daqueles que atuaram fora dos padrões exigidos.

Os crimes investigados pela Polícia Federal representam uma excepcionalidade que deve ser reprimida com a força da lei. Mérito dos produtores e empresários da área, a indústria da carne é um setor que orgulha o País e assegura alimento nobre para a população do Brasil e do mundo.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro