Close Menu

Busque por Palavra Chave

Na Essência | Existem pais que precisam aprender o que é uma escola!

Por: Júnior Chisté
23/03/2017 09:38 - Atualizado em 31/08/2020 10:53

Escrevo com propriedade sobre alunos e filhos! Como Júnior se tu não tem filhos? Não, mas atendo há dois anos semanalmente várias crianças de 07 à 12 anos, leio sobre a infância e adolescência, fiz minha graduação e pós onde várias matérias abordavam sobre esse assunto e converso com inúmeros professores e pais de Xanxerê, Xaxim e outros municípios no qual palestro e atendo em todas as semanas em vários municípios.

Existem pais que ainda acham que uma escola pública tem que seguir todos os padrões das mais altas escolas particulares das mais elitizadas escolas.

Senhores passem pelo La Salle de Xanxerê, quantos degraus há neste que é um dos colégios modelos da região? Façam uma visita aos estabelecimentos públicos de ensino de vários municípios da região e vejam com seus próprios olhos o que é servido na merenda escolar? Percebam em muitas outras cidades como são as salas de aulas? É muito fácil detectar ruínas quando somente enxergamos obstáculos em nossa frente!

Me refiro aqui ao CEIM "Recanto Encantado", que está provisoriamente instalado no Colégio Neusa Massolini. Somente pessoas que querem se tornar mártires para não compreenderem a real situação.

Vamos aos verdadeiros fatos e isso a maioria da população sabe, pois falei na Amiga FM, no "Comunidade no Ar", sem heresia, líder de audiência em toda a cidade, mas que é bom citar aqui também.

Este CEIM estava estabelecido em frente à Aurora, mas com a estrutura que apresentava riscos. Prontamente o Promotor de Justiça, o Dr. Simão Baran Jr. e o Secretário de Educação, Rubens Marafão, procuraram o Neusa Massolini e acharam essa solução para que crianças sejam assistidas neste educandário. Logo os pais foram comunicados.

Evidente que a estrutura do Neusa Massolini nunca preparada para atender crianças a partir de 06 meses de idade do dia pra noite vai como um passe de mágica oferecer toda a estrutura para essas crianças, estou me referindo desde a acessibilidade até o local para as refeições. Quem em sã consciência pensaria uma coisa dessas? Há que se ter compreensão e o envolvimento exatamente dos senhores pais mas de forma inteligente, levar soluções, oferecer ajuda e se mostrar gentil com essa causa e não procurar se passar por alguém que está acima de qualquer provação.

Quando se diz "público" não compete somente aos professores, ao secretário e equipe a responsabilidade de transformar a escola, mas também a cada família, a todos nós. Por isso existe por exemplo, um dia por ano intitulado "Dia na Escola" onde a família passa o maior tempo no colégio, vendo e vivenciando como é o trabalho e como o seu filho é tratado por esses profissionais.

Eu mesmo de forma voluntária estarei ministrando uma palestra/treinamento a todos os professores do CEIM "Recanto Encantado" e Neusa Massolini dentro de alguns dias e já me prontifico também a todos os pais destes estabelecimentos de ensino, terei muitos exemplos e muitas experiências pra falar a cada pai.

Existirão pessoas que terão sempre a petulância de ouvir somente o que lhe convier mas nunca o que é contraditório!


Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro