A maioria das instituições empresariais, para se manterem com destaque no mercado competitivo, precisam pensar em estratégias ligadas às atividades de compra e venda, produtos ou serviços. É justamente nessa área de atuação que os profissionais de Gestão Comercial estão inseridos. Eles dedicam seu tempo e esforços para projetar um futuro próspero para essas empresas. E nesta quinta-feira (04/06), data que se comemora o Dia do Gestor Comercial, é importante entender o papel de quem está à frente do setor comercial dessas instituições.
Esse profissional responde pelo desenvolvimento e pela implantação de estratégias comerciais nas organizações. Desta forma, estar apto a analisar, estudar e definir quais as ações que melhor cabem ao tipo de negócio no qual está inserido é fundamental. Assim, os esforços em várias esferas, sejam eles externos, como comportamento dos consumidores, tendências de consumo e de mercado, ou internas, na formação de preços de venda, e prospecção de mercado, serão assertivos para o crescimento empresarial.
O curso de Gestão Comercial da Unochapecó é ofertado na modalidade a distância (EaD) e tem duração de dois anos. Os oito módulos oportunizam aos estudantes a capacidade de desenvolver, promover e orientar ações estratégicas de comercialização, subsidiando assim o processo de tomada de decisões na empresa. A coordenadora do curso, professora Ana Paula Granella, lembra que, para que esses requisitos sejam atendidos, a formação foca nas estratégias criativas e empreendedoras.“O curso oferece ao estudante visão de mercado, objetiva formar profissionais socialmente responsáveis, em sinergia às questões ambientais e com sólido conhecimento específico na área comercial, a fim da compreensão de todo o processo tecnológico”.
A cada módulo os estudantes desenvolvem atividades baseadas em problemas, vinculadas à estrutura curricular e alinhadas às temáticas nas quais estes futuros profissionais irão atuar, o que possibilita a busca pelas melhores soluções dos cenários encontrados. Essa tomada de decisão envolve muito mais que atividades aleatórias, é necessário que sejam traçadas estratégias e planos de ação que alinhem qual o caminho mais viável deve ser seguido.
MERCADO DE TRABALHO
A procura por profissionais qualificados em Gestão Comercial é crescente. O profissional pode atuar em micro ou grandes empresas como gerente, operador ou empreendedor. Exemplo dessa realidade é o egresso do curso da Unochapecó, Yago Viana Matiewicz, formado no primeiro semestre de 2019. Atualmente, ele é gerente de loja da operadora Tim, cargo que conseguiu graças ao seu currículo. “Eu fui o escolhido para a vaga, já que outros candidatos não tinham o perfil nem a formação para ocupá-la”, comenta.
O profissional relata que a formação trouxe conhecimento em negociação, que é uma parte crucial no mercado de trabalho. O curso fez com que ele conhecesse formas de estratégias para equipe, sistema de fidelização de clientes e gestão de estoque, que hoje são aplicados na prática. A experiência de ter aulas a distância fez com que Yago pudesse concluir o curso, já que havia abandonado uma outra graduação devido a falta de tempo para participar presencialmente das aulas.“Foi uma ótima experiência, totalmente diferente. Optei pelo curso a distância e deu certo. Agregou bastante na minha carreira profissional, utilizo os conhecimentos e as ferramentas no meu trabalho diariamente”.
Com um cenário global que demanda formação para atuação nas empresas, o EaD se transforma em uma alternativa de formação mais rápida, eficaz e que se encaixa em perfis de pessoas que não disponibilizam de tempo para se deslocar fisicamente para sala de aula. O momento pelo qual o mundo está passando é delicado, e todas as áreas têm sido afetadas pela pandemia. Entretanto, a professora Ana Paula visa que esse também é um momento de oportunidade para aqueles profissionais, formados pela Unochapecó, que são capazes de fazer a diferença no seu campo de atuação, já que possuem formação para trabalhar nas mais diversas situações.
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