Close Menu

Busque por Palavra Chave

TRANSPARÊNCIA

Chapecó divulga linha do tempo das ações de enfrentamento ao coronavírus

Por: LÊ NOTÍCIAS
10/06/2020 11:25 - Atualizado em 10/06/2020 11:45
Prefeitura dé Chapecó Ações de enfrentamento iniciaram no mês março, quando a doença ainda não estava tão disseminada pelo País Ações de enfrentamento iniciaram no mês março, quando a doença ainda não estava tão disseminada pelo País

Chapecó começou em janeiro alertar à população sobre os riscos do coronavírus. A Secretaria de Saúde já preparava um plano de respostas e enfrentamento à doença, concluído em 04 de março. De lá pra cá, centenas de ações, com embasamento técnico, foram implementadas. Todas elas estão no Boletim Estratégico, que contém mais de 600 páginas, é atualizado semanalmente, e está publicado no site da Prefeitura para quem quiser acessar: chapeco.sc.gov.br/coronavirus

Junto com as medidas, surgiram as estratégias de divulgação para que as informações chegassem até as pessoas. A linha do tempo, publicada nesta terça-feira (09), é mais uma ferramenta que reúne e dá transparência às principais ações técnicas, nas mais diferentes áreas, colocadas em prática de janeiro até a última sexta-feira (05). Na abertura, a linha do tempo contempla um histórico da doença no mundo e insere no contexto a cidade de Chapecó e suas ações de combate, mês a mês.

Quase que diariamente, o prefeito Luciano Buligon faz uma fala direta com os chapecoenses, atualiza os números ao vivo, no facebook da Prefeitura. Todas as plataformas de comunicação da cidade e da região compartilham as mensagens e ajudam a espalhar a importância dos cuidados básicos para frear a contaminação.

A mensagem também tem chegado para aqueles que não têm acesso à internet e outros meios digitais, ou não entendem a língua portuguesa. O Município criou uma campanha orientativa em quatro idiomas: francês, crioulo, espanhol e português.

Um carro de som percorre os bairros diariamente reforçando os cuidados. As informações também chegam em papel na casa das pessoas. 88 mil informativos estão sendo distribuídos pela cidade. As orientações são reforçadas pelas equipes da Vigilância Sanitária, que apertaram a fiscalização. E, ainda, pelo efetivo da Guarda Municipal que, infelizmente, em situações pontuais, tem precisado adotar medidas mais severas para conter aglomerações. Conversas frequentes com técnicos e autoridades da saúde, forças da segurança pública, entidades empresariais. Associações de Municípios, Fecam e Ministério Público de Santa Catarina têm auxiliado na tomada de decisões coletivas.

A linha do tempo das ações de enfrentamento ao Covid-19 em Chapecó está publicada em duas versões (prezi e pdf) e será atualizada semanalmente.


Outras Notícias
Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro