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Entrevista | Superintendente do Dnit prevê investimentos de R$ 1 bilhão nas rodovias federais de SC até final de 2021

Por: Marcos Schettini
12/06/2020 16:35
Filipe Scotti

Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Estado de Santa Catarina desde agosto de 2017, Ronaldo Carioni assumiu função após décadas de dedicação à engenharia e, em virtude disso, tem impresso seu ritmo de trabalho para garantir segurança aos motoristas que transitam nas rodovias federais catarinenses, as quais ele observa, no geral, com boas condições de trafegabilidade.

Em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Marcos Schettini, Carioni falou dos projetos em execução e tramitação em SC, se disse favorável a um curso de capacitação para condutores em rodovias e prevê que os investimentos nas estradas federais em 2020 serão de R$ 500 milhões, sendo mantido mesmo patamar em 2021. Confira:


Marcos Schettini: Qual a realidade das rodovias federais em SC?

Ronaldo Carioni: As rodovias federais em SC de forma geral estão em boas condições, tendo o Dnit buscado intensificar a manutenção do pavimento de alguns trechos da BR-470, no Vale do Itajaí e em Campos Novos; na BR-282, em Alfredo Wagner, e também em vários segmentos da BR-280. No Extremo-Oeste catarinense, foi entregue o segmento da BR-282 de Ponte Serrada a Chapecó totalmente restaurado, com construção de interseções e de terceiras faixas; estando em execução a restauração do pavimento no segmento da BR-282 entre Chapecó e São Miguel do Oeste, com construção de terceiras faixas, sendo que também será iniciado em breve restauração total da BR-158. Na BR-163, estamos em fase de aprovação de projeto, cujos serviços para a construção do pavimento rígido (de concreto) e para a conclusão do acesso ao município de São José do Cedro estão previstos para iniciarem em agosto de 2020.

Além dessas obras de manutenção das nossas rodovias, estamos em fase avançada da implantação da BR-285, em Timbé do Sul, e estamos avançando bastante nas obras de duplicação da BR-280, segmento de São Francisco do Sul a Jaraguá do Sul, e da BR-470, segmento de Navegantes a Indaial, o que contribuirá para uma melhoria significativa na segurança e no conforto dos seus usuários e, também, para o desenvolvimento do nosso Estado.


Schettini: Os acidentes são somas de imprudência e estradas pessimamente sinalizadas. Como resolver?

Ronaldo Carioni: Discordo, pois acredito que os acidentes são somas de imprudência e imperícia de alguns motoristas. Segundo dados da PRF, menos de 5% dos acidentes em rodovias federais catarinenses são causados por más condições das rodovias. Para resolver, ao meu ver, tem que haver uma conscientização por parte dos motoristas, principalmente quanto à obediência à sinalização de trânsito; uma intensificação na fiscalização e, também, um curso de capacitação de como dirigir em rodovias ou tornar obrigatório que os Centros de Formação de Condutores capacitem os novos condutores a dirigirem em rodovias, mesmo que seja por meio de simuladores.


Schettini: Por que os lotes para duplicações são massacrados pela burocracia e incapacidade das empresas?

Ronaldo Carioni: Porque existem atualmente dois fatores que levam a esse massacre: de um lado temos o país (e o mundo) atravessando uma dificuldade econômica para investir os recursos necessários, principalmente em infraestrutura, onde os investimentos são elevados, e de outro, as empresas em recuperação judicial ou sem ter capital de giro para imprimir um ritmo adequado às obras.


Schettini: Por que motoristas e empresas reclamam das muitas lombadas eletrônicas e da variação de velocidade?

Ronaldo Carioni: Acredito que essas reclamações se devam pela necessidade de redução da velocidade e posterior retomada dessa velocidade para o prosseguimento da viagem, onde estão instalados esses equipamentos, ocasionando aumento do consumo de combustível e, também, do tempo de viagem, necessitando, devido à variação de velocidade, intensificar a atenção na sinalização de trânsito até chegar ao destino, para não ser autuado por infringir a velocidade máxima controlada pelo equipamento.


Schettini: O Sr. não observa que a duplicação é um sonho perdido?

Ronaldo Carioni: Não observo dessa maneira. Temos que sonhar sempre e acreditar que é possível o nosso sonho se tornar realidade e, para tanto, devemos parar de murmurar e trabalhar para conquistar esse sonho. Temos que avançar a cada dia investindo na infraestrutura, restaurando as nossas rodovias, aumentando a sua capacidade com a construção de terceiras faixas, melhorando a segurança e a trafegabilidade, gerando com isso crescimento e riqueza para o nosso Estado, com isso, estaremos a um passo dessa tão sonhada duplicação, onde teremos viabilidade técnica e econômica para concretizar esse sonho.


Schettini: Por que SC tem tantas dificuldades de conquistar suas lutas federais?

Ronaldo Carioni: Acredito que SC assim como os outros estados da federação tenham também dificuldades com essas conquistas, porém o que falta é uma maior união entre o Executivo estadual com o Legislativo federal e estadual, para juntar forças para buscar conquistar um objetivo comum, que é o crescimento do nosso Estado e o bem-estar dos catarinenses.

Schettini: Qual é o tamanho dos investimentos que as estradas federais deverão receber em 2020 e 2021?

Ronaldo Carioni: Em 2020 as rodovias federais deverão receber um investimento da ordem de R$ 500 milhões e em 2021 acreditamos que o tamanho dos investimentos será mantido no mesmo patamar de 2020.


Schettini: Como o Sr. olha as crises políticas federal e estadual?

Ronaldo Carioni: Olho com pesar, pois o nosso país é maior do que a vaidade dos políticos e dos interesses políticos. Na esfera federal, temos um governo que quer fazer o que é correto, mudar o nosso país para melhor, mas tem a turma de pessimista que quer que tudo dê errado, pensando sempre no bem-estar de seus poucos amigos e não no bem-estar da população brasileira. Na esfera estadual, temos um governo que cria problemas desnecessários, talvez por inexperiência, pois não tem diálogo com o legislativo estadual (e nem com o federal), o que evitaria ou minimizaria sobremaneira essas crises porque estamos passando.


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