Close Menu

Busque por Palavra Chave

Após ação rápida do Governo de SC, município de Descanso é reconstruído

Por: LÊ NOTÍCIAS
17/06/2020 09:33 - Atualizado em 17/06/2020 09:38
Secom Cidade teve grandes prejuízos devido ao tornado e mau tempo na semana passada Cidade teve grandes prejuízos devido ao tornado e mau tempo na semana passada

Em cinco dias, as famílias que foram atingidas por um tornado em Descanso, no Extremo Oeste de Santa Catarina, já conseguiram reparar boa parte dos danos. Isso é resultado da ação rápida das equipes do Governo do Estado que, ao lado dos moradores, atuaram imediatamente no conserto das estruturas e na entrega de materiais emergenciais.

O governador Carlos Moisés, juntamente com o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), João Batista Cordeiro Júnior, vistoriou na sexta-feira (12), as áreas atingidas, reforçando a presença do Estado e prestando assistência às mais de 500 famílias atingidas nos municípios de Descanso e Belmonte.

“Atuamos no momento emergencial e continuaremos prestando todo o auxílio necessário para que as pessoas e as cidades atingidas se recuperem totalmente o quanto antes”, frisou o governador.

“Logo após o evento registrado no Oeste, nossos coordenadores regionais deram todo suporte aos municípios. Após identificadas as necessidades, o trâmite para a liberação dos itens de assistência humanitária foi agilizado para possibilitar uma resposta rápida para as famílias atingidas pelo tornado”, comentou o chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior.

Conforme ele, os materiais entregues são adquiridos em processos licitatórios na modalidade de atas de registro de preço. “Desta forma, a DCSC está preparada para o atendimento rápido, nas mais diferentes situações”, destacou. O órgão pode realizar a entrega de colchões, telhas, kits de acomodação, de limpeza e de higiene e até mesmo kits de transposição (pontes).

Este esforço e a rapidez na atuação das equipes do Governo do Estado foram reconhecidos pelas autoridades locais. “O poder público e a Defesa Civil cumpriram seu dever, dando resposta imediata. Em menos de cinco dias conseguimos reconstruir praticamente tudo que o tornado destruiu. Isso é inédito”, destacou o prefeito de Descanso, Sadi Bonamigo.

Segundo o prefeito, o trabalho segue na cidade e no interior, principalmente com a limpeza, a cobertura de casas e o corte de árvores. As residências que ainda estão com lona aguardam vistorias dos seguros ou foram mais severamente danificadas..

TRABALHOS EM DIFERENTES FRENTES DE ATUAÇÃO

Além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, logo após o registro do desastre natural na tarde da última quarta-feira (11), foram mobilizadas equipes em diversas frentes de atuação para o restabelecimento de serviços como abastecimento e tratamento de água, distribuição de energia elétrica e intervenções nas rodovias catarinenses, que também apresentaram estragos por causa da forte chuva na região.

Desde as primeiras horas o Governo do Estado colocou em ação uma força-tarefa formada pela Defesa Civil de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, de Infraestrutura e Mobilidade, Polícia Militar, Polícia Civil, Casan, Celesc e Epagri. A primeira ação foi a distribuição de lonas para as famílias atingidas. O Estado também fez o repasse de telhas, cestas básicas e ofereceu kits de transposição aos municípios que tiveram pontes destruídas pelos fenômenos climáticos.

Entre os materiais distribuídos aos municípios de Belmonte e Descanso foram destinados colchões, cumeeiras, mais de 3,3 mil telhas de fibrocimento, entre outros. Até o momento foram destinados mais de R$ 350,5 mil para apoiar os atingidos.

Desta forma, o Estado atua em diferentes momentos que exigem prevenção, inteligência e ação rápida. Além do serviço de resposta imediata aos atingidos, irá prestar assistência que se faz necessária após o auxílio emergencial, como a celeridade na homologação dos decretos de emergência. Por meio deles, as cidades conseguem ainda mais agilidade na continuidade dos trabalhos de reconstrução.


Outras Notícias
Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro