Close Menu

Busque por Palavra Chave

Secretaria da Saúde de Xaxim prescreve, se necessário, hidroxicloroquina para pacientes com coronavírus

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/06/2020 09:44 - Atualizado em 18/06/2020 09:44
Prefeitura de Xaxim Centro de Triagem de Xaxim supera 1.600 atendimentos em 75 dias Centro de Triagem de Xaxim supera 1.600 atendimentos em 75 dias

Desde o dia 30 de março deste ano, está em funcionamento o Centro de Triagem ao lado do Terminal Rodoviário de Passageiros. O local atende diariamente de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, com duas equipes médicas simultaneamente.

Conforme o secretário da Saúde de Xaxim, Isac Casagrande, o objetivo é garantir que pacientes com sintomas respiratórios possam ser atendidos com mais agilidade e por uma equipe técnica preparada para dar o devido encaminhamento. “De 30 de março até o momento, já atendemos 1.606 conforme protocolos estabelecidos do Ministério da Saúde”, garantiu.

Ainda, Isac lembra que um fluxograma e protocolos baseados em normativas do Ministério da Saúde são seguidos à risca. “Nós pedimos a colaboração de todos para que compreendam estes protocolos, que é preciso cumprir os dias de sintomas para que aí se faça o teste. Nós temos testes disponíveis, mas precisamos cumprir todos estes protocolos”, afirmou.


Fluxograma de atendimento

- Casos leves, recomendado ligar para 3353-1197 antes de se dirigir ao Centro de Triagem a fim de evitar risco de contaminação; Se precisar ir ao Centro não levar acompanhantes;

- Ao chegar ao Centro de Triagem é feita a avaliação dos sinais vitais e queixas;

- Realização de Consulta médica;

- Profissional médico avalia se o paciente é elegível para testes do Covid-19 que pode ser PCR ou teste rápido;


- PCR - A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas; Quem define se o paciente pode realizar o PCR é a equipe técnica da Regional de Saúde de Xanxerê que analisa a requisição médica e os dados da ficha do paciente;


- Testes rápidos - Deve ser feito a partir do oitavo dia de início dos sintomas, tempo suficiente para que o organismo desenvolva defesa contra o vírus.

- Todos os pacientes que passam pela triagem já recebem medicação, conforme o quadro clínico e sintomatologia, inclusive hidroxicloroquina, se necessário.

- Pacientes em casos mais graves são encaminhados ao Hospital Frei Bruno.

Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro