Close Menu

Busque por Palavra Chave

Transporte coletivo retoma atividades em Chapecó na segunda-feira

Por: LÊ NOTÍCIAS
19/06/2020 14:41 - Atualizado em 19/06/2020 15:49
Extra Comunica Em 90 dias, transporte coletivo deixou de ser utilizado por mais de 3 milhões e meio de passageiros Em 90 dias, transporte coletivo deixou de ser utilizado por mais de 3 milhões e meio de passageiros

Noventa e cinco dias depois de ter sido suspenso devido à crise de saúde pública ocasionada pelo coronavírus, o transporte coletivo urbano retorna em Chapecó nesta segunda-feira, 22 de junho, conforme decisão da Administração Municipal anunciada pelo prefeito Luciano Buligon. Suspenso desde 19 de março, neste período o serviço prestado pela Auto Viação Chapecó deixou de ser utilizado por mais de 3 milhões e meio de passageiros.

Considerando que em período de normalidade a média mensal de passageiros transportados é de 1,2 milhão, a estimativa é de que 3,6 milhões de usuários deixaram de utilizar o transporte urbano nestes três meses de suspensão do serviço. É o que afirma o diretor de Negócios da Auto Viação, João Carlos Scopel Filho. Lembra que para a retomada gradual da atividade, a empresa apresentou um plano específico à prefeitura e com representantes da administração foram definidos os protocolos de segurança sanitária. Scopel Filho assinala, entretanto, “a necessidade do comprometimento de todos os usuários para evitar a proliferação do coronavírus e diante da possibilidade de nova restrição se não houver a conscientização quanto aos riscos”.

Entre outras decisões, estão a alteração da frequência das viagens, a redução dos horários noturnos para até às 20h e a supressão do transporte urbano em feriados e fins de semana, para priorizar os trabalhadores nos horários de funcionamento do comércio, indústrias, serviços e órgãos públicos. Dessa forma, os coletivos circularão das 6h às 20h, entre segunda e sexta-feira, e das 6h às 14h no sábado. Também foi decidida proibição do transporte de idosos com mais de 60 anos de idade, porque constituem o principal grupo de risco. Como não ocorrem aulas presenciais, não será aceito o cartão de gratuidade para estudantes.

PASSAGENS E INFORMAÇÕES

No retorno do transporte urbano, será utilizada em 50% a capacidade nominal de cada ônibus e as janelas estarão abertas. Por isso, quando estiver lotado, o ônibus não irá parar nos pontos de embarque. Em relação aos cuidados preventivos, estão ainda as seguintes medidas: higienização permanente de todos os coletivos ao final de cada turno, ou seja, três vezes por dia; disponibilidade de material informativo de orientação e dispensers de álcool em gel em todos os ônibus; obrigatoriedade do uso de máscaras no interior de cada coletivo e nos pontos de embarque e desembarque; e fiscalização para assegurar o afastamento pessoal no terminal urbano e nos abrigos.

Ainda como prevenção está proibido o uso de dinheiro em cédulas nos ônibus, somente com o uso dos cartões vale transporte ou passe urbano e a compra nas centrais de atendimento localizadas na Avenida Nereu Ramos e no terminal urbano e através do site da empresa - www.autoviacao.com. Nesse mesmo endereço, bem como no site da prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br), estão os itinerários e horários.

FRETAMENTO MANTIDO

Como haverá a redução no número de viagens à noite, em sábados e domingos, será menor a quantidade de coletivos em circulação, mas a Auto Viação Chapecó fará monitoramento para verificar a demanda. Além disso, será mantido o fretamento, ou seja, ônibus especiais continuarão a transportar especificamente para as agroindústrias. Outra medida adotada pela empresa, com apoio da prefeitura e do Sest/Senat, foi a realização de testes do coronavírus em todos os motoristas.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro