Close Menu

Busque por Palavra Chave

Denúncia aponta trabalho de adolescentes no corte de erva-mate em Xanxerê

Por: LÊ NOTÍCIAS
19/06/2020 15:33
Divulgação Corte de erva-mate está entre uma das piores formas de trabalho infantil, de acordo com a OIT Corte de erva-mate está entre uma das piores formas de trabalho infantil, de acordo com a OIT

No mês alusivo de combate ao Trabalho Infantil, a Coordenação Municipal do Programa de Erradicação Infantil (Peti) de Xanxerê recebeu duas notificações de dois adolescentes atuando no corte de erva-mate no município.

Segundo a coordenadora municipal do Peti, Samantha Roloff, um dos adolescentes teve um grave acidente de trabalho ao lesionar sua mão com o facão. O adolescente passou por cirurgia e necessitará de acompanhamento médico e de fisioterapia para a sua reabilitação. “Esse é um caso típico de como o trabalho infantil é prejudicial à saúde e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Mesmo acidentado em uma função laboral, esse adolescente está desprotegido, uma vez que desenvolvendo essa atividade ilegal, não possui seus direitos trabalhistas e previdenciários garantidos”, lembrou.

O corte de erva-mate está entre uma das piores formas de trabalho infantil de acordo com a Organização Internacional do Trabalho. Após a notificação deste caso, os órgãos de proteção e fiscalização foram acionados. A Coordenação Municipal do Peti fez o encaminhamento dos casos ao Conselho Tutelar para que possa ser acionado o Ministério Público do Trabalho, bem como ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para o acompanhamento das famílias.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro