Close Menu

Busque por Palavra Chave

DECISÃO

Juiz determina Estado a transportar bebê com AME de Xanxerê para Florianópolis

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/06/2020 10:53 - Atualizado em 22/06/2020 10:54
Corpo de Bombeiros Aeronave do Corpo de Bombeiros transportou Amanda Soave de Xanxerê para Florianópolis neste domingo (21) Aeronave do Corpo de Bombeiros transportou Amanda Soave de Xanxerê para Florianópolis neste domingo (21)

Uma equipe do Batalhão de Operações Aéreas, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU), realizou na tarde deste domingo (21), o transporte aéreo de um bebê de 7 meses com atrofia muscular espinhal (AME), a qual necessita da medicação Spinraza, o que será feito no Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis.

A bebê Amanda Soave e a mãe foram transportadas de Xanxerê até Florianópolis após uma decisão judicial da Vara da Família, Infância, Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões da Comarca de Xanxerê, quando o juiz Christian Dalla Rosa determinou, ainda na sexta-feira (19), que o Estado ou a Prefeitura de Xanxerê providenciassem o transporte adequado às necessidades da bebê, para tratamento de saúde fora de seu domicílio. Sendo assim, a aeronave modelo Carajá, do Governo do Estado, levou cerca de uma hora para fazer o trajeto de 387 quilômetros.

A defesa da família pleiteou pedido de tutela de urgência, argumentando que “devido ao seu quadro de saúde, para o transporte, necessita de veículo especial equipado com UTI, o qual não é disponibilizado pela Prefeitura de Xanxerê”. Ainda, afirma que “sem o tratamento indicado, para o qual necessita ser transportada, terá piora significativa do quadro, além de agravar a sua situação”. Também, ressaltou que a família não possui condições financeiras para adimplir com o valor de veículo especializado, que possui um custo muito alto.

Confira a decisão judicial:

Decisao Amanda AME.pdf


O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina trabalhou em parceria com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e a Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde. Para esta ocorrência a equipe de saúde da aeronave Arcanjo-04, com médico, enfermeiro e um bombeiro militar, se deslocaram para Xanxerê, acompanhada de um familiar, para levar o bebê em segurança.

Essa aeronave permite oferece condições de levar o acompanhante até o destino, uma vez que é um bebê, sendo menor de idade, e necessita da presença de um responsável.

O transporte aeromédico garante rapidez, segurança e conforto para o procedimento. No caso da AME, estudos apontam a eficácia do medicamento na interrupção da evolução da doença para casos mais graves, quadro comum nesta patologia. Por isso, a urgência no tratamento.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro