A Prefeitura de Xaxim editou na tarde desta quarta-feira (24) um novo decreto que determina medidas mais rígidas de enfrentamento ao coronavírus. O decreto assinado pelo prefeito Lírio Dagort leva em consideração o aumento expressivo dos casos de Covid-19 no município, bem como o número de pessoas que se encontram em isolamento social e sob monitoramento por meio da Vigilância Epidemiológica e a necessidade da imediata conscientização dos munícipes a fim de impossibilitar a proliferação do vírus COVID-19.
Confira as novas medidas:
I – a proibição de entrada de pessoas menores de 14 anos no comércio em geral, excetuando-se estabelecimentos de saúde e desde que em busca de atendimento;
II – os restaurantes deverão seguir as recomendações constantes em Decreto Estadual, somando-se a estas, a necessidade de manter-se tão somente duas (02) pessoas por mesa, ainda que integrantes de grupo familiar;
III – nos estabelecimentos constituídos por bares e lanchonetes, a lotação máxima deverá ser de uma (01) pessoa a cada 4m² (quatro metros quadrados) e seu funcionamento se dará até as 23h.
IV- nas academias fica autorizada a presença de 01 (uma) pessoa a cada 7m² (sete metros quadrados), devendo os equipamentos serem higienizados antes do início das atividades bem como após cada uso.
De acordo com o decreto, o controle do comércio em geral, inclusive a higienização das mãos e conferência do uso de máscaras deve ocorrer por meio de um funcionário, o qual seguirá as normas impostas no decreto, orientando os usuários dos métodos de prevenção e segurança epidemiológica.
Havendo descumprimento das medidas previstas no decreto, as autoridades competentes devem apurar eventual prática de infração administrativa, aplicando-se as sanções cabíveis, inclusive com a suspensão do alvará de funcionamento e a consequente interdição do estabelecimento.
Conforme o secretário da Saúde, Isac Casagrande, as novas medidas devem ser adotadas a partir da publicação do decreto, em 24 de junho. “Nós estamos com toda a nossa estrutura de pessoal trabalhando no atendimento as pessoas, já atendemos quase 1.900 pessoas no Centro de Triagem, estamos testando todas as pessoas elegíveis para teste, então o trabalho da Secretaria da Saúde está funcionando, mas estamos percebendo ainda a irresponsabilidade de parte da população quanto às medidas de prevenção. De nada adianta ter um bom sistema de saúde se não houver a colaboração de todos. Nós não queremos prejudicar ninguém, mas se caso for necessário outras medidas mais restritivas poderão ser adotadas”, concluiu.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro