Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeito Lírio Dagort assina decreto mais rígido para conter avanço do coronavírus em Xaxim

Cidade tem 469 casos confirmados e 12 óbitos por Covid-19
Por: LÊ NOTÍCIAS
24/06/2020 18:10
Arquivo/Lê Notícias Decreto foi assinado pelo prefeito Lírio Dagort na tarde desta quarta-feira (24) Decreto foi assinado pelo prefeito Lírio Dagort na tarde desta quarta-feira (24)

A Prefeitura de Xaxim editou na tarde desta quarta-feira (24) um novo decreto que determina medidas mais rígidas de enfrentamento ao coronavírus. O decreto assinado pelo prefeito Lírio Dagort leva em consideração o aumento expressivo dos casos de Covid-19 no município, bem como o número de pessoas que se encontram em isolamento social e sob monitoramento por meio da Vigilância Epidemiológica e a necessidade da imediata conscientização dos munícipes a fim de impossibilitar a proliferação do vírus COVID-19.

Confira as novas medidas:

I – a proibição de entrada de pessoas menores de 14 anos no comércio em geral, excetuando-se estabelecimentos de saúde e desde que em busca de atendimento;

II – os restaurantes deverão seguir as recomendações constantes em Decreto Estadual, somando-se a estas, a necessidade de manter-se tão somente duas (02) pessoas por mesa, ainda que integrantes de grupo familiar;

III – nos estabelecimentos constituídos por bares e lanchonetes, a lotação máxima deverá ser de uma (01) pessoa a cada 4m² (quatro metros quadrados) e seu funcionamento se dará até as 23h.

IV- nas academias fica autorizada a presença de 01 (uma) pessoa a cada 7m² (sete metros quadrados), devendo os equipamentos serem higienizados antes do início das atividades bem como após cada uso.


De acordo com o decreto, o controle do comércio em geral, inclusive a higienização das mãos e conferência do uso de máscaras deve ocorrer por meio de um funcionário, o qual seguirá as normas impostas no decreto, orientando os usuários dos métodos de prevenção e segurança epidemiológica.

Havendo descumprimento das medidas previstas no decreto, as autoridades competentes devem apurar eventual prática de infração administrativa, aplicando-se as sanções cabíveis, inclusive com a suspensão do alvará de funcionamento e a consequente interdição do estabelecimento.

Conforme o secretário da Saúde, Isac Casagrande, as novas medidas devem ser adotadas a partir da publicação do decreto, em 24 de junho. “Nós estamos com toda a nossa estrutura de pessoal trabalhando no atendimento as pessoas, já atendemos quase 1.900 pessoas no Centro de Triagem, estamos testando todas as pessoas elegíveis para teste, então o trabalho da Secretaria da Saúde está funcionando, mas estamos percebendo ainda a irresponsabilidade de parte da população quanto às medidas de prevenção. De nada adianta ter um bom sistema de saúde se não houver a colaboração de todos. Nós não queremos prejudicar ninguém, mas se caso for necessário outras medidas mais restritivas poderão ser adotadas”, concluiu.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro