Close Menu

Busque por Palavra Chave

Lâmpadas podem ser descartadas em Ecopontos de Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
29/06/2020 10:12
Prefeitura de Chapecó Trabalho nos Ecopontos é coordenado pelo Departamento de Resíduos Sólidos, da Secretaria de Infraestrutura Urbana Trabalho nos Ecopontos é coordenado pelo Departamento de Resíduos Sólidos, da Secretaria de Infraestrutura Urbana

O lixo é uma responsabilidade de todos, e para qualquer tipo de resíduo, existe um destino correto. Em Chapecó, o Município disponibiliza dois endereços de Ecoponto para auxiliar, orientar e incentivar a comunidade a fazer o descarte consciente. A partir desta segunda-feira (29), os Ecopontos passam a receber mais um tipo de material: as lâmpadas (até 10 unidades por descarte). Importante destacar que elas devem estar inteiras.

Atenção aos endereços, dias e horários de atendimento:

  • Na Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), rua Sete de Setembro, nº 2063 E, bairro Presidente Médici, próximo à UPA 24horas. Horário: das 7h as 19h, de segunda a sexta. E aos sábados, das 7hs às 17hs;
  • E no Parque Tancredo de Almeida Neves (Parque da Efapi), acesso pelo Portão 02. Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17hs, de segunda à sexta.

Nos espaços estão dispostos contêineres para o recebimento dos seguintes resíduos:

  • Eletroeletrônicos (computadores, notebook, celular, monitor, televisor, pilhas e baterias. Deverão estar inteiros);
  • Eletrodomésticos, metais e ferros (geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas. Somente materiais interios);
  • Móveis (sofá, guarda-roupas, mesa, cadeiras de madeira, colchão, tábuas. Os móveis devem estar desmontados);
  • Poda e capina (grama, galhos, poda, capina, roçada);
  • Vidros;
  • Caixinhas de leite (higienizadas/limpas);
  • Óleo de cozinha, que também pode ser descartado nas feiras livres ou na Ong Verde Vida;
  • E agora também, as lâmpadas (até 10 unidades por pessoa)
  • peças automotivas; materiais contaminados, estopas, orgânicos, laminado de piso,material hospitalar e de saúde, entulhos, materiais de construção, fio de fibra ótica,caixas de água.

ATENÇÃO

São recebidos resíduos de pessoas físicas, de empresas não. Lembrando que os móveis devem ser desmontados pelo gerador antes do descarte. Não são aceitos móveis inteiros. Já os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, deverão estar inteiros.

Com relação ao descarte dos tipos de resíduos que os Ecopontos não recebem, como restos de construção civil, por exemplo, o cidadão, seja ele pessoa física ou jurídica, deve entrar em contato com uma empresa especializada que possui aterro industrial.

É importante lembrar que não são recebidos:

ECOPONTO DE PNEUS

Com relação aos pneus, existe um Ecoponto específico, gerenciado pela Secretaria de Saúde (SESAU), que fica na rua Israel, número 240, bairro Maria Goretti. Atende nas segundas e quartas-feiras, das 8hs às 11h30 e das 13h30 às 17hs.

O ECOPONTO

É um conjunto de caixas receptoras de resíduos volumosos. É uma ação do Município que visa auxiliar os moradores no descarte adequado dos resíduos, evitando o péssimo exemplo de largarem nas vias públicas e terrenos baldios. O trabalho é coordenado pelo Departamento de Resíduos Sólidos, da Secretaria de Infraestrutura Urbana.

Na hora de fazer o descarte, o morador realiza um cadastro. “Cada um é responsável pelo seu “lixo” e deve dar a ele o destino correto. O Ecoponto é uma alternativa que encontramos para incentivar o descarte adequado, disponibilizando locais específicos para a comunidade estar depositando seus resíduos. Queremos uma Chapecó cada vez mais bonita, limpa e saudável, eliminando possíveis criadouros para a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, explicou a gerente de Resíduos Sólidos, Vanusa Maggioni Cella.


Outras Notícias
Vederti Mobile
Sicoob Mobile
Rech Mobile

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Lê Notícias - Informando você para construir cidadania

Fundado em 06 de maio de 2010, o Lê NOTÍCIAS circula no formato standard em cidades estratégicas de Santa Catarina

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro