Close Menu

Busque por Palavra Chave

PRÊMIO JABUTI

Livro de professora da Unochapecó concorre à maior premiação literária do Brasil

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/07/2020 18:41
Unochapecó Obra 'Viagem ao consultório do dentista', da professora Bianca Moura, foi indicada na categoria infantil Obra 'Viagem ao consultório do dentista', da professora Bianca Moura, foi indicada na categoria infantil

Criado em 1959, o Prêmio Jabuti é a mais tradicional premiação da literatura brasileira. A cada ano, os livros que se destacam são reconhecidos com uma indicação e um selo, que garantem a qualidade da leitura. Na edição deste ano do Prêmio, a Unochapecó recebeu uma bela surpresa: a obra ‘Viagem ao consultório do dentista’, da professora de Odontologia da Universidade, Bianca Fiorentin Moura, foi indicada na categoria Infantil.

O livro é resultado da pesquisa que Bianca realizou no seu mestrado, há seis anos, e foi reeditado no ano passado pela Editora InVerso. Ele conta a história de Pedro e Bruno, dois irmãos que não conhecem o dentista. Na noite anterior à primeira consulta, recebem a visita de uma fada que, em sonho, os leva até um consultório. A ideia é mostrar para as crianças como funciona este ambiente e também lembrar que elas não precisam ter medo destes profissionais.

“Lá, os irmãos conhecem os instrumentos, equipamentos e sons que irão acontecer em um próximo momento. Então, o livro consegue antecipar essas etapas e familiarizar as crianças aos procedimentos, fazendo com que elas se recondicionem, caso não tenham uma boa experiência no dentista, ou que criem, então, uma experiência positiva”, explica a autora.


O livro foi criado durante o mestrado de Bianca (Foto: InVerso)

Para que isso aconteça, a obra possui QR Codes, que levam o leitor a um vídeo com histórias curtas e o som de diversos aparelhos utilizados, como canetas de alta e baixa rotação, sugadores e a seringa tríplice. Além disso, Bianca lembra que as últimas páginas trazem dicas para auxiliar os responsáveis na hora de orientar as crianças. “O livro atingiu um patamar muito interessante que é os pacientes especiais. Autistas, que se preparam em casa através dos sons, e pacientes com paralisia cerebral, que a mãe consegue preparar a criança. Também, até o próprio ambiente escolar, em função dele ser pedagógico”.

Por ter sido criada durante o mestrado, a ‘Viagem ao consultório do dentista’ foi testada com 20 pacientes da Clínica Integrada da Unochapecó antes de ser publicada. “Nesse teste, o livro foi apresentado para as crianças em uma sala, de forma individual, através dos responsáveis. Antes e depois da apresentação, a gente pediu para as crianças apontarem em uma escala facial, seu nível de ansiedade naquele momento. Para a nossa felicidade e surpresa, positivamente, esse livro permitiu um consolamento prévio à consulta, fazendo as crianças se tornarem menos temerosas a partir do seu uso”.

De maneira lúdica e criativa, a obra ensina as crianças que muitas coisas diferentes acontecem em um consultório de dentista, mas que todas elas serão recebidas de forma divertida. A premiação ainda não aconteceu, mas Bianca já sente feliz pela indicação ao Prêmio Jabuti. “Para mim esse reconhecimento já aconteceu e eu só tenho a agradecer a tudo, a todos e a Deus por tudo isso que está acontecendo em minha vida”, finaliza.

Confira o vídeo da professora Bianca explicando mais sobre esse momento:



Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro