Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

Professores são estimulados a despertar criatividade e senso crítico dos alunos

Por: LÊ NOTÍCIAS
31/03/2017 16:13 - Atualizado em 31/03/2017 16:13
(Foto: Divulgação/LÊ) (Foto: Divulgação/LÊ)

Esta semana está sendo dedicada à capacitação de professores que atuam no projeto Desenvolvendo e Avaliando Criatividade e Pensamento Crítico, em Chapecó. A iniciativa é do Instituto Ayrton Senna e conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação por meio da Gerência Regional da Educação (Gered), da secretaria municipal e do Movimento Santa Catarina pela Educação .

O projeto está presente em 12 escolas estaduais do município e visa promover as habilidades de criatividade e senso crítico, além de estimular atividades práticas para que o educando compreenda e assimile o conteúdo. Chapecó é considerada um centro de referência no Brasil no desenvolvimento deste projeto. Durante esta semana, os professores e gestores das escolas envolvidas no projeto tiveram intensa formação, com intuito de compreender a importância e metodologia do projeto. Ontem (30), as experiências foram apresentadas à direção da Fiesc e do Senai - que integram o Movimento SC pela Educação -, em atividade realizada na E.E.B Bom Pastor, com a presença do presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

Segundo a gerente da Gered, Maria de Lurdes Seben, este projeto contribui no desenvolvimento dos alunos, “desperta o senso crítico e criatividade, preparando o estudante para um mundo cada vez mais dinâmico”, afirma. A diretora da E.E.B Bom Pastor, Janes Giachini relatou a experiência da escola. “O projeto proporciona transformação da teoria em vivência e envolvimento com a comunidade”, explica. Segundo Janes, os educadores também passam por um processo de mudança, para que o estudante tenha um olhar mais criativo e senso crítico.

O diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos reforça que pela Educação é possível transformar o futuro. “Temos que batalhar pelas causas da educação se quisermos um futuro melhor”, enfatiza. Na prática o projeto é acompanhado pelos consultores do Instituto, desde a capacitação dos profissionais ao monitoramento a distância via plataforma on line, onde os trabalhos dos alunos são postados. As experiências desenvolvidas em sala de aula recebem estímulos para potencializar as habilidades.

As atividades encerram hoje (31) com capacitação para os novos professores do Ensino Médio de todas as redes.


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Blumenau pronta para crescer
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro