Close Menu

Busque por Palavra Chave

Cartórios de SC registram mais óbitos por coronavírus que dados oficiais do Governo do Estado

Anoreg/SC diz que números incluem os óbitos suspeitos de covid-19, ainda não confirmados
Por: LÊ NOTÍCIAS
17/07/2020 15:53 - Atualizado em 17/07/2020 15:59
Reprodução Portal da Transparência do Registro Civil aponta para crescimento na curva de mortes por covid-19 Portal da Transparência do Registro Civil aponta para crescimento na curva de mortes por covid-19

Os cartórios de Santa Catarina registraram 626 óbitos por suspeita ou confirmação de Covid-19 de 16 de março a 16 de julho de 2020, última data de atualização dos dados (as informações de 17/7 ainda não estão totalmente apuradas e/ou atualizadas no sistema). O balanço consta no Portal da Transparência do Registro Civil, uma ferramenta nacional alimentada por todos os cartórios do Brasil. Desde o início da pandemia do coronavírus o portal conta com uma aba especial para divulgar dados de mortes por covid-19, mortes por causas respiratórias e também por causas cardíacas. “O objetivo dessa divulgação foi conferir mais transparência a dados que são públicos, de forma a contribuir com estudos, projeções e tomadas de decisões por parte de gestores públicos, pesquisadores e profissionais da saúde”, explica Rosina Deeke, presidente da Anoreg/SC, entidade que representa as serventias.

No entanto, quando se trata de dados da covid-19, tem sido comum o Portal da Transparência do Registro Civil ser mencionado como fonte de informações falsas e distorcidas em redes sociais e aplicativos de conversa instantânea, tanto para reduzir quanto para inflar os números. Atualmente, por exemplo, o número de 626 óbitos registrados pelos cartórios é superior aos 588 contabilizados pelas autoridades de saúde no Estado até 16 de julho. Mas é preciso lembrar que a ferramenta dos cartórios também inclui os óbitos suspeitos de covid-19, ainda não confirmados. “Nenhum número pode ser interpretado desconsiderando o seu contexto. E nesse caso há uma questão legal: é obrigatório que o médico faça constar no atestado de óbito a provável causa da morte, e o mesmo ocorre com o preenchimento do registro de óbito para a certidão”, explica Rosina.

Muitos casos têm a suspeita de covid-19 como causa no atestado de óbito porque nem sempre o resultado do teste fica pronto antes do registro no cartório - mas é legalmente assegurada aos familiares a retificação da certidão de óbito, caso seja necessário. E muitos municípios de Santa Catarina também não exigem a certidão de óbito para o sepultamento, o que pode resultar, por outro lado, em um atraso nos dados apurados nas serventias, pois o prazo para registrar o óbito no cartório é de 15 dias, embora o ideal é que ocorra em 24 horas. “Esse prazo de até 15 dias é outro contexto que precisa ser levado em consideração na leitura dos dados disponibilizados pelas serventias, pois também pode atrasar a contagem dos óbitos no âmbito dos cartórios”, destaca Rosina. O registro do óbito é gratuito para qualquer pessoa em todos os cartórios de registro civil.

Anoreg/SC recomenda consulta para não cair em fake news

A Anoreg/SC recomenda a qualquer pessoa que receber informações sobre mortes relacionadas à pandemia, e que mencionem os cartórios como fonte, que procure acessar o Portal da Transparência do Registro Civil. Como os registros são informados de maneira online no momento em que são efetuados pelas serventias, e os dados são tratados com transparência, qualquer cidadão pode comparar o conteúdo recebido com as informações oficiais constantes no Portal: transparencia.registrocivil.org.br/. A página permite a pesquisa tanto em computadores quanto em dispositivos móveis como celulares e tablets.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro