Close Menu

Busque por Palavra Chave

Piracanjuba - Mobile

Secretaria da Saúde de Xaxim totaliza 2.446 cirurgias de média e alta complexidade

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/07/2020 14:30
Prefeitura de Xaxim Secretário da Saúde, Isac Casagrande, acompanha pacientes em cirurgias de catarata Secretário da Saúde, Isac Casagrande, acompanha pacientes em cirurgias de catarata

A Secretaria de Saúde de Xaxim contabilizou até o momento 2.446 cirurgias de média e alta complexidade. O secretário da Saúde, Isac Casagrande, destaca que com a realização destas cirurgias nos últimos três anos e meio foi possível reduzir consideravelmente a fila de espera. Com a pandemia as cirurgias eletivas foram interrompidas por um período, mas aos poucos o atendimento está sendo retomado respeitando os protocolos de saúde e a limitação da capacidade de atendimento dos estabelecimentos de saúde, clínicas e hospitais.

O prefeito Lírio Dagort ressaltou que o governo não mediu esforços para viabilizar o maior número de cirurgias à população. “Não fosse a pandemia iríamos zerar a demanda por cirurgias em praticamente todas as áreas, mas precisamos respeitar os protocolos de Saúde para garantir em primeiro lugar a segurança dos pacientes”.

As cirurgias

O maior número de cirurgias foi de hérnia, vesícula, ginecologia, lipoma e hemorroida totalizando 569. Em seguida vem pequenos procedimentos com 434, cataratas 380 e cirurgias de joelho 320.

Também foram realizadas 32 cirurgias de quadril, 253 de varizes, 103 de otorrino, 117 pterígio, 142 de ombro/tunes do carpo e cisto, 38 fimose, 20 prótese de joelho e 38 cirurgias de coluna. Também foram disponibilizados 115 aparelhos auditivos.

Fila de espera

A maior demanda hoje na fila de espera é de cirurgias de varizes com 105 pacientes. Cirurgias de catarata, por exemplo, há apenas 9 pessoas na fila de espera e 10 de pterígio.


Outras Notícias
Publicações Legais Mobile
Vederti Mobile
Sicoob Mobile
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro