Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Chapecó investe R$ 1,5 milhão em modernização de usina de asfalto

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/07/2020 16:43
Prefeitura de Chapecó Novo maquinário irá substituir atual estrutura da usina de asfalto no bairro Santo Antônio Novo maquinário irá substituir atual estrutura da usina de asfalto no bairro Santo Antônio

A Usina de Asfalto de Chapecó, localizada no bairro Santo Antônio, ficará mais moderna e eficiente com a instalação de um novo equipamento. O Município já contratou a empresa que irá fabricar e instalar a Usina Móvel para produção de asfalto. Tecnicamente, o material a ser produzido é denominado CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

A máquina terá capacidade mínima para produzir 120 toneladas por hora de revestimento asfáltico. A massa sai pronta, a uma temperatura mínima de 150 graus. O sistema de operação é computadorizado, com cabine de comando. O asfalto sai pronto para ser largado nas vias urbanas, com o suporte e transporte de máquinas e caminhões.

O equipamento conta com dois tanques: um de 40 mil litros para armazenagem e aquecimento do betume, substância que é misturada aos materiais secos (como brita, pó e pedrisco, por exemplo) para formar a massa asfáltica; e o outro tanque, com capacidade de 20 mil litros para armazenar e aquecer o óleo combustível. O objetivo de uma Usina de Asfalto como essa é realizar de forma adequada a mistura dos componentes, produzindo massa asfáltica dentro das características especificadas.

A Usina atual é muito antiga e produz entre 40 a 50 toneladas por dia para atender somente os serviços de tapa-buracos. Após a instalação do novo equipamento, em uma área bem próxima, a estrutura de hoje será desativada e a área onde ela está, recuperada.

Compromisso da empresa

A empresa vencedora do processo licitatória é a Bomag Marini Equipamentos Ltda, de Cachoeirinha (RS). O valor do investimento é de R$ 1.562.274,00 – recursos oriundos da Caixa, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). O contrato já foi assinado e o empenho emitido. A empresa tem 120 dias para entregar e instalar o equipamento na Usina de Asfalto, na rua Bentura Migliorini, S/N – bairro Santo Antônio. A contratada ainda precisa realizar treinamento sobre a manutenção preventiva de todo o funcionamento da máquina, a fim de diminuir custos e aumentar a vida útil da Usina, bem como aperfeiçoar o desempenho e segurança na operação.

Importância do investimento

Segundo prefeito Luciano Buligon, com a aquisição da nova Usina, a Administração Municipal reafirma um compromisso assumido de revitalizar e modernizar a usina, potencializando a capacidade de produção de asfalto, com menor custo. “A nova Usina representa mais capacidade instalada para as operações de tapa-buracos e, principalmente, de asfaltar algumas ruas em bairros, como ligações importantes de corredores de ônibus. E vejo que esse investimento vai trazer uma condição mais moderna, com mais capacidade de produção de asfalto, e acima de tudo, com um custo bem mais em conta. A nossa Usina atual é muito antiga e havia um custo de manutenção muito grande. É mais um compromisso que vem com esse pacote importante de obras e investimentos, denominado ‘Mãos à Obra’ a ser cumprido pela Administração Municipal de Chapecó”, salientou o prefeito.

CBUQ

O CBUQ é uma mistura normalmente composta de agregados frios, como brita, pó e pedrisco, obtida da destilação fracionada do petróleo. A mistura dos materiais com o ligante é realizada a quente na Usina de Asfalto, e transportada até o local de sua aplicação por caminhões basculante, equipados para o lançamento da massa. Após largada na via, a mistura é compactada por rolos até atingir a densidade desejada.

O Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é direcionado para serviços e obras de recapeamento asfáltico ou novas capas asfálticas. É a camada responsável por resistir às ações do tráfego. Além disso, ele impermeabiliza o pavimento, apresentando uma durabilidade maior. Em virtude de sua resistência, esse tipo de revestimento está presente em 95% das rodovias brasileiras.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro