Close Menu

Busque por Palavra Chave

RESPEITO

Projeto garante uso do nome social em Santa Catarina

Ideia é garantir o respeito às pessoas transexuais na esfera pública
Valduga demonstra sensibilidade em texto de novo Projeto de Lei (Foto: Agência Alesc) Valduga demonstra sensibilidade em texto de novo Projeto de Lei (Foto: Agência Alesc)

Florianópolis – Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Projeto de Lei 48.6/2017, de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), que dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas trans no âmbito da administração pública em Santa Catarina.

O projeto reconhece o direito de travestis e transexuais à identificação por meio do nome social no ato de preenchimento de ficha de cadastro, formulários, prontuários, registros escolares e documentos congêneres, para atendimento de serviços prestados nos órgãos públicos da administração direta, indireta, autarquias, fundacional, além das escolas públicas do Estado.

A proposta também veda a discriminação a pessoas trans e exige que os agentes públicos tratem as pessoas trans pelo nome social indicado. O uso do nome social em documentos oficiais poderá ser solicitado por pessoas acima de 18 anos ou por solicitação de seu responsável, quando for interesse do menor.

Para o deputado Valduga, o projeto garante respeito necessário às pessoas transexuais. “O projeto foi construído a partir da demanda apresentada pelo movimento LGBT. As pessoas trans possuem identidade de gênero distinta do sexo biológico. A insistência em tratar pessoas trans pelo nome de registro é cruel, e esta proposta vem contribuir com informação e adequações para contemplar também estes e estas catarinenses”, afirmou.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro