Close Menu

Busque por Palavra Chave

Liminar não é limitar; Rito e consequências; Padre Pedro se movimenta; Todos contra o pedágio; Papanduva ganha a Polônia

Por: Marcos Schettini
06/08/2020 11:54
Prefeitura de Papanduva

Papanduva é reconhecido pela Polônia

O primeiro município do Brasil em parceria com a Embaixada da Polônia a ter uma professora polonesa do Centro para o Desenvolvimento da Educação Polonesa no Exterior (ORPEG). Em 2019, os vereadores Tafarel Schons, Gilberto Chupel e Cezar Bussularo foram à Embaixada da Polônia, em Brasília, dando início às tratativas e conseguiram. Receberam uma comunicação oficial da presença da professora Jolanta Reszczyńska, formada em Filologia Polonesa e especialização em Ensino de História pela Universidade de Gdańsk. A aula inaugural em Papanduva vai ter a presença do Consulado da Polônia de Curitiba e da Embaixada da República da Polônia. O prefeito Luiz Henrique Saliba prepara, com responsabilidade que a pandemia exige, uma recepção inteligente à altura da conquista. Papanduva, assim como Pomerode, cada um com suas culturas, são povos que respeitam as tradições e, por isso, reconhecidos pela sua preservação memorial dos descendentes. O idioma ensinado às crianças dá continuidade aos fundamentos que criaram suas gentes.


ROUND

Em etapas, a guerra em torno do impeachment se desenha por jogadas. Para quem está de fora, é bacana ver os movimentos ocorrendo. De um lado a situação, apavorada. De outro, a oposição se mexendo. Agora, mais do que nunca, aguçaram os ânimos.


INCENDIÁRIO

Carlos Moisés está mais preocupado com o rito do processo que, necessariamente, nas respostas dos inquéritos. Está se mexendo, e com razão, para salvar a própria pele. Utiliza dos artifícios que tem disponível. Ganha fôlego, mas não a salvação.


BOMBEIRO

Poderia ter evitado tudo isso, mas preferiu a indiferença à relação. Frio com tudo e todos, o governador nunca se aproximou de ninguém. Agora, com o talão em mãos, quer o feirão. Age na rota que, condenando, mentiu na campanha.


CORRETÍSSIMO

Seu advogado entrou na Justiça e, garantindo o oxigênio momentâneo, sabe que o cilindro termina. Deve-se reconhecer que a liminar concedida foi um lance interessante que a Casa previa. Portanto, normal.


SOCORRO

Como Daniela Reinehr tem procurado inclusive o PT para assumir o comando, afirma que cassar Moisés é justo, mas ela estaria sensível para fazer um entendimento. Se Jair Bolsonaro souber disso, vai ficar furioso. Até tu Brutus?


SALVAÇÃO

Daniela Reinehr sempre foi a salvação de Carlos Moisés. É ela quem pode, se salva pela cassação e com poder de chegada, fazer o governador retomar o controle político e fazer o PT, a bancada inteira, acertar o bombeiro. Fora isso, tropeço.


ATIVO

Deputado Padre Pedro faz hoje uma live para discutir a solidariedade em tempos de pandemia. Debatem o tema o ex-deputado Vilson Santin, do MST, Maria Aparecida Fonseca, da Cáritas, padre Vilson Groh e Vera Lúcia Barbosa, da Frente Brasil Popular.


DEBATE

A igreja quer retomar os debates sociais e iluminar temas voltados à democracia e à saúde. Ligados à linha da Teoria da Libertação, tem forte influência nas células de base mesmo que Bento XVI, ainda no papado de João Paulo II, tenha fragilizado as chamadas CEBs.


CEBs

As chamadas Comunidades Eclesiais de Base foram dissolvidas nos anos 80 e 90 pelas mãos de Joseph Ratzinger, então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, que silenciou Leonardo Boff por suas inclinações ao marxismo. Deputado Padre Pedro é da Teoria da Libertação.



Alesc - Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro