Close Menu

Busque por Palavra Chave

Operação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Civil resulta na prisão de traficante e apreensão de drogas em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/08/2020 12:46 - Atualizado em 08/08/2020 12:49
Polícia Civil de Chapecó Operação aconteceu na manhã deste sábado (08) e policiais apreenderam maconha, cocaína e dinheiro Operação aconteceu na manhã deste sábado (08) e policiais apreenderam maconha, cocaína e dinheiro

As Polícias Civil e Militar de Chapecó deflagraram na manhã de hoje (08), uma grande operação policial que envolveu quase 100 policiais de ambas as instituições. A ação foi realizada com o apoio do Saer-Fron da Polícia Civil e dos cães farejadores (K9s) da Polícia Militar de Chapecó e da Polícia Civil de São Lourenço do Oeste e Xanxerê.

A operação se destinou ao cumprimento simultâneo de 16 mandados de busca e apreensão em diversos bairros de Chapecó e dois mandados de prisão preventiva decorrentes de representação da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Chapecó, após trabalho conjunto de aproximadamente dois meses com a Polícia Militar.

Além dos dois indivíduos com prisão preventiva já decretada de antemão, ainda foi presa em flagrante uma mulher por tráfico de drogas durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

ENTENDA O CASO

O trabalho conjunto começou a dar resultado quando, na tarde de 02 de julho, policiais militares flagraram a entrega de uma mala de viagem recheada com quase 30 quilos de maconha no bairro Paraíso, região leste de Chapecó. Na ocasião, os policiais conseguiram capturar dois homens envolvidos no crime, ambos os quais se encontram presos preventivamente e já respondem a processo criminal pelos delitos de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.

As investigações realizadas pela Polícia Civil já nesta data conseguiram demonstrar o envolvimento de dois outros indivíduos com o delito, um deles o responsável por entregar a mala com maconha para os flagrados momentos antes da ação policial, outro o efetivo proprietário da droga, indivíduo conhecido no meio policial e considerado um dos maiores traficantes de drogas da região. Ambos os traficantes estavam em cumprindo pena por crimes anteriores, em regime aberto, situação da qual se aproveitaram para voltar a delinquir.

O trabalho policial continuou intenso e com apoios quase diários entre as instituições, sendo que, apenas 10 dias depois, novamente foi realizada uma grande apreensão de droga em Chapecó. No dia 12 de julho, policiais militares, com o apoio do SAER da Polícia Civil, conseguiram identificar e abordar um veículo GM Ônix, que estava carregado com aproximadamente 140 quilos de maconha, em uma estrada rural nas proximidades do bairro Efapi.

Na ocasião, foi preso um jovem de 18 anos, que conduzia o automóvel, bem como apreendida uma adolescente de 16 anos, que o acompanhava. O rapaz já ostentava extenso histórico de envolvimento com atos infracionais quando adolescente e também permanece preso preventivamente.

As investigações já demonstravam que esse carregamento de 140 quilos de maconha pertencia e foi adquirido e transportado para Chapecó pelo mesmo homem responsável pela mala com 30 quilos de maconha apreendida pouco mais de uma semana antes. Cabalmente comprovado esta situação, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do líder da organização criminosa monitorada e de seu associado identificado, o que foi deferido pelo Poder Judiciário de Chapecó.

Além disso, os esforços concomitantes das instituições policiais resultou na identificação de diversas pessoas possivelmente envolvidas com os crimes perpetrados pelo grupo criminoso, o que motivou a expedição e cumprimento de dezesseis mandados de busca e apreensão deste sábado (08), o que resultou na apreensão de mais droga do tipo cocaína, maconha e dinheiro, bem como máquinas pro jogo do bicho.

Ao longo do caso foram apreendidos cinco veículos utilizados para a prática do tráfico de drogas, um Citröen C3, um GM Corsa, um GM Ônix, um VW Gol e um Fiat Pálio, todos os quais permanecem custodiados e provavelmente serão confiscados pela justiça ao final dos processos criminais.

O investigado considerado líder e principal articulador da organização criminosa ostenta passagens policiais por diversos delitos, desde tráfico de drogas até porte irregular de arma de fogo. Praticamente todas as pessoas investigadas possui histórico criminal negativo. Participaram da ação policial policiais de Chapecó, Coronel Freitas, São Carlos, Palmitos, Modelo, Xanxerê e São Lourenço do Oeste. Os indivíduos presos serão encaminhados ao Presídio Regional de Chapecó e permanecerão à disposição da Justiça.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro