Close Menu

Busque por Palavra Chave

Deputado Celso Maldaner conversa com a ministra Damares sobre os casos de AME

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/08/2020 10:24 - Atualizado em 12/08/2020 10:25
Divulgação Por videoconferência com Maldaner, Damares enalteceu a sensibilidade dos deputados em se dispor a ajudar as crianças com AME Por videoconferência com Maldaner, Damares enalteceu a sensibilidade dos deputados em se dispor a ajudar as crianças com AME

Na tarde desta terça-feira (11), por videoconferência, o deputado federal Celso Maldaner, acompanhado do deputado estadual Fabiano da Luz, apresentou a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos– Damares Alves os casos das meninas catarinenses Sofia Helena, Amanda Soave e Laurinha, acometidas pela doença Atrofia Muscular Espinhal (AME).

Maldaner apelou à Damares para que interceda junto a Anvisa e ao Ministério da Saúde a regulamentação e a liberação no Brasil do Zolgensma - medicamento aplicado por ora somente nos Estados Unidos a um custo aproximado de R$ 12 milhões que pode trazer a esperança da cura para as crianças até os dois anos.

Os estudos feitos nos Estados Unidos pela Novartis já são de conhecimento da Anvisa e o processo de liberação já está em análise. Em julho, Maldaner encaminhou uma moção de apelo para a Agência. Em resposta, disse que recebeu o Dossiê de registro da Novartis em janeiro deste ano e está analisando os estudos, visto que os ensaios/testes não foram realizados aqui no Brasil e que estão trabalhando na pauta sem previsão, atendendo aos trâmites burocráticos e regras estabelecidas.

“Sabemos que se aplicado no Brasil, o valor será bem menor e com acesso mais rápido para esses anjinhos. O Governo zerou os tributos do medicamento, mas é preciso regulamentar o mais rápido possível”, defendeu Maldaner. "Se dá certo nos EUA, como não dará aqui também"? questionou.

Em sua fala, Damares enalteceu a sensibilidade dos deputados em se dispor a ajudar essas crianças. Afirmou que é bom contar com os seus apoios e que o Ministério está fazendo todo o esforço possível para auxiliar nos processos junto a Anvisa e ao Ministério da Saúde sobre os tratamentos das crianças com doenças raras no Brasil e que um grupo de trabalho está sendo formado por ministros, parlamentares e familiares para debater o assunto, inclusive com a participação da primeira dama Michelle Bolsonaro, e foi além, convidou os parlamentares para integrar ao grupo também. "Precisamos de parlamentares interessados na causa para defendê-los", finalizou.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro