Close Menu

Busque por Palavra Chave

Aurora Alimentos emite nota oficial após China detectar coronavírus em asa de frango

Por: LÊ NOTÍCIAS
13/08/2020 16:00 - Atualizado em 13/08/2020 16:07
Asas de frango foram produzidas na planta de Xaxim especificamente para atender ao mercado chinês Asas de frango foram produzidas na planta de Xaxim especificamente para atender ao mercado chinês

Na tarde desta quinta-feira (13), após repercussão nacional de que amostras de coronavírus foram encontradas em um carregamento de pedaços de frango congelados exportados do frigorífico Aurora de Xaxim para a China, a Cooperativa Central Aurora Alimentos se manifestou por meio de nota. De acordo com a Revista , desde o início da manhã, a direção da Aurora Alimentos busca detalhes sobre a contaminação de um lote de asas de frango congelado relatada por autoridades chinesas.

Neivor Canton, vice-presidente da Aurora Alimentos, disse a Época que a carga foi processada na unidade da empresa no município de Xaxim, em Santa Catarina. Ele não soube especificar a quantidade exata do produto enviado à China, mas destacou que se tratava de um pedido pequeno. "Foi um contêiner pequeno para lá. Soubemos que o vírus teria sido encontrado na parte externa de uma embalagem pequenininha, com 20 quilos de frango congelado", afirmou Canton.

Após o desembarque em Shenzhen, no sul da China, o lote foi confiscado. O vice-presidente ressaltou que a empresa está mobilizada para entender como isso poderia ter acontecido. “Seguimos todos os protocolos de segurança, sejam eles nacionais ou internacionais”, acrescentou Canton.

No carregamento, ainda segundo o representante da Aurora, havia apenas asas de frango - produzidas na planta de Xaxim especificamente para atender ao mercado chinês. A unidade soma 2 mil funcionários e processa apenas frango.

Confira a nota na íntegra:

COMUNICADO À IMPRENSA

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, reiterando seu compromisso com a verdade, a transparência e o respeito ao mercado consumidor, vem a público se posicionar em virtude das informações divulgadas, via imprensa, da ocorrência de detecção, por autoridades municipais de Shenzhen, na China, de traços de vírus (Covid-19) em embalagem de frango congelado importado do Brasil, a qual, supostamente, teria origem em indústria de sua propriedade, o que faz nos seguintes termos:

- Inicialmente, esclarece a Cooperativa comunicante que trata-se, por ora, apenas de fato originário de notícia veiculada em imprensa local regional daquele país asiático, sem qualquer confirmação oficial por parte da autoridade pública nacional da China.

- Até o presente momento, conforme nota oficial divulgada pelo MAPA, não houve qualquer notificação oficial por parte das autoridades chinesas.

- Diante de tal insubsistência quanto ao ocorrido, a cooperativa signatária aguardará a devida manifestação por parte da autoridade pública competente, junto a qual esclarecerá os fatos e prestará as devidas informações a quem de direito.

- Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidências e nem comprovação científica de que ocorra contaminação a partir de alimentos ou embalagens de alimentos.

Não obstante, informa a mesma que todas as medidas estabelecidas pelas autoridades públicas, relativas ao combate a pandemia, estão sendo integralmente seguidas e cumpridas, além da observância de um rigoroso protocolo individual, aprimorado continuamente, de cuidados com seus colaboradores e terceiros, o que tem sido constatado e confirmado pelas diversas fiscalizações dos entes públicos através das respectivas vigilâncias epidemiológicas.

Salienta também, que o seu processo produtivo, desde o campo até a indústria, atende e cumpre com todas as normas legais vigentes e exigências sanitárias, o que se traduz numa reconhecida segurança alimentar e na garantia da qualidade de seus produtos.

Chapecó-SC, 13 de agosto de 2020.

Cooperativa Central Aurora Alimentos


ENTENDA O CASO:

China detecta coronavírus em asa de frango importada do frigorífico Aurora de Xaxim


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro