Close Menu

Busque por Palavra Chave

Hong Kong suspende importação de carne de frango da unidade da Aurora de Xaxim

Prefeitura de Xaxim Carga de asas de frango com traços de Covid-19 detectada em Shenzen, na China, saiu da planta de Xaxim Carga de asas de frango com traços de Covid-19 detectada em Shenzen, na China, saiu da planta de Xaxim

Após uma carga de asas de frango da Aurora exportada para a China testar positivo para Covid-19, o governo de Hong Kong, província autônoma do país, decidiu suspender as importações de frango do frigorífico responsável pelo embarque, localizado em Xaxim.

Segundo comunicado emitido pelo Centro de Segurança Alimentar (CFS, na sigla em inglês), o órgão intensificou a testagem para Covid-19 em cargas de carne de frango do Brasil.

As autoridades sanitárias de Hong Kong também realizaram uma investigação preliminar e informaram que não foi encontrado nenhum vestígio de Covid-19 em cargas de frango brasileiras a venda na província.

Embora reconheça que o novo coronavírus não seja transmitido pela carne ou via alimentação, o CFS ressalta que “dado que os alimentos crus ou mal cozidos são de alto risco, se não forem cozidos ou mal aquecidos, o consumo de alimentos contaminados com bactérias ou vírus pode causar intoxicação via alimentar”.

O órgão sanitário recomenda que os cidadãos de Hong Kong evitem consumir produtos de origem animal crus ou mal cozidos e alerta para o risco “contaminação cruzada” ao manusear outros alimentos junto com carne crua.

“O CFS continuará acompanhando o incidente e tomará as medidas cabíveis, incluindo informar as autoridades brasileiras pertinentes e a empresa em questão. A investigação segue em andamento”, conclui a autoridade sanitária em nota.

O Ministério da Agricultura disse que tem mantido "estreito contato" com a Administração Geral de Aduanas da China (GACC) em busca de esclarecimento sobre o episódio de Shenzhen, na China.

"O ministério considera que qualquer atitude para restringir importações, antes desse esclarecimento, será prematura. Até o momento, o Mapa não recebeu notificação por parte da China", declarou. A pasta, no entanto, não respondeu aos questionamentos sobre qual será a postura do governo brasileiro em relação à restrição imposta por Hong Kong.


Com informações do Globo Rural.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro