Close Menu

Busque por Palavra Chave

Estágios complementam conhecimento teórico e trazem experiências ao estudante

Por: LÊ NOTÍCIAS
19/08/2020 10:48 - Atualizado em 19/08/2020 10:51
Unochapecó O Dia do Estagiário é comemorado no dia 18 de agosto O Dia do Estagiário é comemorado no dia 18 de agosto

Todas as etapas de uma graduação são importantes. Mas aquilo que a maioria dos estudantes quer mesmo, é entrar no mercado de trabalho e colocar em prática tudo que está aprendendo, o quanto antes. Para quem está fazendo um curso onde nunca atuou na área, um dos momentos mais esperado é justamente esse primeiro contato. E, na maioria das vezes, ele ocorre por meio do estágio.

Foi assim que ocorreu com o jornalista Gabriel Kreutz. Quando estava no 5º semestre de Jornalismo da Unochapecó, em 2015, a vontade de começar a trabalhar na área era muito grande. Até aquele ano, que já era o terceiro do curso, ele ainda não havia atuado em nada que tivesse relação com o Jornalismo. Em abril, no entanto, surgiu uma vaga de estágio para a Assessoria de Imprensa da Universidade. Sabendo que era esse seu objetivo, pois sempre se interessou por assessoria, inscreveu-se, fez a prova, a entrevista, e deu certo. Naquele mesmo ano, mudou-se para Chapecó e iniciou a sua primeira experiência profissional na área.

A partir de então, passou a viver outra realidade, não somente em relação à sua profissão, mas também sobre sua visão do mundo. Gabriel começou a ter noção de quão grande a Universidade é. Também, pôde ter outras perspectivas da profissão, percepções que foram além da sala de aula, que passaram a influenciar e moldar o profissional que é hoje.

Permaneceu como estagiário até o fim de 2016, quando concluiu o curso. Teve outras experiências em veículos de comunicação no ano seguinte, mas, como sempre dizem que o bom filho à casa torna, em 2018, surgiu uma vaga na Assessoria, e resolveu se candidatar. Depois de passar por todo o processo, teve a grata notícia de que havia sido selecionado, desta vez para trabalhar como jornalista no local onde iniciou sua trajetória profissional dentro da área do curso que escolheu;

Hoje, no Dia do Estagiário e Monitor, ele traz outras duas histórias bem especiais, da Indiamara e da Sheyla, que reforçam a importância do estágio na vida acadêmica e profissional.

VISÃO MAIS CRÍTICA

Indiamara realiza estágio no Setor de Projetos (Foto: Unochapecó)

A história da estudante do 10º período de Arquitetura e Urbanismo, Indiamara Rosignol, com o estágio na Unochapecó iniciou em julho do ano passado, quando estava no 7º período. Ela passou a atuar no Setor de Projetos, dentro da Diretoria de Gestão de Recursos, supervisionada pelo arquiteto e urbanista Maico Galinski. Apesar de já ter tido contato com a área, essa foi a primeira vez que ela teve experiência prática da arte projetual da profissão.

"O estágio está sendo essencial para entender melhor e aperfeiçoar a visão do profissional como parte da empresa e atuação como futura arquiteta e urbanista. Ampliei meus horizontes com uma visão mais crítica sobre a formação acadêmica vinculada às funções exercidas e o cenário empresarial. Adquiri, também, uma ampla visão sobre como é conviver em uma equipe com metas, datas e responsabilidades projetuais".

Em sua rotina, está a realização de projetos arquitetônicos de reforma, adequação, acessibilidade e todos os projetos exigidos pelos bombeiros, como os hidrossanitários e elétricos, para a própria Instituição. Assim como ressaltei que o período do meu estágio foi de muito crescimento, Indiamara também acredita que o conhecimento adquirido nessa etapa será de grande valia para sua carreira de arquiteta e urbanista. "Cada experiência está sendo única, enriquecendo meu currículo e minha carreira profissional com resultados obtidos, dificuldades encontradas e solucionadas com as experiências vivenciadas", completa a estudante.

UM LEQUE DE COISAS BOAS

Sheyla realiza estágio no Banco de Dentes Humanos (Foto: Unochapecó)

A segunda história também é de uma estudante que está no último período de seu curso, e iniciou o estágio na Universidade em 2019. Sheyla Patricia De Souza é acadêmica do 9º período de Odontologia e realiza estágio no Banco de Dentes Humanos da Unochapecó. Essa vaga era muito desejada pela estudante, e, após passar pelas etapas de seleção, ela relata que foi muito gratificante receber a mensagem de quefoi aprovada.

"Essa vaga significa muito pra mim, tanto em questão de novas experiências, aprendizados, desenvolvimento de competências, quanto a parte de remuneração e de que as horas trabalhadas poderem ser utilizadas como ACCs. Além do estágio não obrigatório, meu curso fornece o estágio obrigatório, que é desenvolvidona Clínica Escola, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e com atendimentoa pacientes, nos levando a ter um primeiro contato diretamente com a nossa futura profissão", conta Sheyla.

Em seu estágio, a estudante realiza a organização e manutenção dos dentes, bem como a manipulação, seleção, lavagem, esterilização e armazenamento. Faz parte também de suas funções, o recebimento e entrega de termos e dentes para os acadêmicos e atualização do sistema conforme demanda. São atividades que vão além, é um conhecimento a mais que a Universidade proporciona, e como a própria estudante comenta, passar por um estágio durante a graduação nos ajuda a sentir mais confiança em nós mesmos e a enfrentar as situações.

De fato, quem passa por um estágio, seja ele obrigatório ou não, passa a ter outra perspectiva da profissão. Por isso que ele representa uma evolução em nossas vidas. Para Sheyla, o estágio também tem um significado muito especial. "É um leque de coisas boas. Percebo muita diferença de quando entrei para o estágio e de como estou agora. Aprendi e cresci muito. Essa vivência me fez lidar melhor com as pessoas, situações e obstáculos. Muitas vezes o novo nos assusta, mas nos fortalece e nos constrói em vários sentidos", finaliza a estudante.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro