Close Menu

Busque por Palavra Chave

Intensa massa de ar frio causa queda de temperatura e possibilidade de neve em várias regiões de Santa Catarina

Por: LÊ NOTÍCIAS
19/08/2020 16:50 - Atualizado em 19/08/2020 16:56
CPTEC Mapa do CPTEC mostra várias regiões de Santa Catarina com possibilidade de neve nos próximos dias Mapa do CPTEC mostra várias regiões de Santa Catarina com possibilidade de neve nos próximos dias

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informaram que desde esta terça-feira (18) uma intensa massa de ar frio começa a avançar de forma continental sobre a Argentina. Nesta quarta-feira (19), o ar frio atinge o Uruguai e parte do Sul do Brasil, principalmente o Rio Grande do Sul.

Entre a quinta-feira (20) e o sábado (22) os dias serão bastantes frios em parte do centro-sul do país. A previsão é que sejam registradas temperaturas mínimas muito baixas, inclusive com possibilidade de valores inferiores a 0°C em parte do Sul do Brasil.

Entre a sexta-feira (21) e o sábado (22), o frio intenso também deverá atingir Santa Catarina e Paraná. Destaca-se que a ocorrência de geadas está condicionada não só as baixas temperaturas, mas também as condições de nebulosidade, de precipitação e intensidade dos ventos, podendo haver variação nas áreas previstas.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vários municípios do Sul do Brasil terão temperaturas negativas, com condições favoráveis para ocorrência de neve ou chuva congelada. Salienta-se, no entanto, que há muitas incertezas quanto a intensidade e a distribuição espacial da neve. A figura acima mostra a tendência de ocorrência de neve em áreas do Sul do Brasil entre a quinta e o sábado. As áreas em sombreado roxo seriam as áreas com maior possibilidade e as áreas com sombreado laranja as regiões onde a possibilidade é menor, mas não é descartada a ocorrência.

Nesta quinta-feira haverá condições favoráveis para formação de geadas em grande parte do RS, destacando-se as regiões da campanha, oeste e central do estado. Entre a sexta-feira e o sábado, o frio intenso também deverá atingir Santa Catarina, Paraná, centro-sul de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, com condições favoráveis para ocorrência de geadas amplas, conforma mapa abaixo.



Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro