Close Menu

Busque por Palavra Chave

Apae de Xaxim celebra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Por: LÊ NOTÍCIAS
27/08/2020 15:28
Andressa Barella/Apae Xaxim Carreata foi realizada nesta quinta-feira (27) e envolveu professores, técnicos, direção e voluntários da Apae de Xaxim Carreata foi realizada nesta quinta-feira (27) e envolveu professores, técnicos, direção e voluntários da Apae de Xaxim

Esta é a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e, para lembrar a sociedade da importância da data, a Escola Especial Marlene Stieven, a Apae, de Xaxim, realizou nesta quinta-feira (27), uma carreata. A ação envolveu professores, técnicos, direção e voluntários da entidade que percorreram as ruas da cidade em uma ação que visa, sobretudo, chamar a atenção da sociedade para as necessidades que as pessoas portadoras de deficiência têm.

Anualmente, a escola realiza diversas atividades com os alunos, promovendo momentos diferenciados e levando-os para mais perto da sociedade. Neste ano, por causa da pandemia e da paralisação das aulas, as atividades tiveram de ser desenvolvidas de forma diferente, como explica a diretora da escola, Gilvane Toaldo Giachini. “Tivemos que nos adaptar neste ano e a maioria das atividades foi realizada online, com uso de vídeos, até para que eles continuem se cuidando para que, em breve, possamos estar todos juntos. A carreata foi uma forma de chamar a atenção da sociedade, mas também de estimular os alunos durante esse período de isolamento, porque nós aproveitamos para passar na casa deles e mostrar que estamos juntos”, disse Gilvane.

Gilvane lembrou ainda que nenhum dos alunos da instituição teve resultado positivo para a Covid-19, mostrando que o cuidado reforçado e o isolamento social têm funcionado muito bem. Com grande parte dos alunos em grupo de risco, a Apae continua com as aulas suspensas, pelo menos até 12 de outubro.

Noite Cultural 2.0

Outra atividade que sempre era realizada na Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla era a Noite Cultural, em que os alunos mostravam seus talentos no palco, se apresentando para os pais e amigos com apoio dos professores e técnicos da escola. Por causa da pandemia, a edição 2020 da atividade foi cancelada, mas a direção da escola preparou uma surpresa especial.

Nas redes sociais da Apae de Xaxim, será postada uma retrospectiva com os melhores momentos das últimas edições da atividade cultural. “Nós selecionamos vários atos para que todos os alunos estejam presentes nessa Noite Cultural online, para motivar eles a se cuidarem e ficarem felizes porque logo isso passa”, frisou a diretora.

Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro