Close Menu

Busque por Palavra Chave

Professor Elton Zeni receberá título honorífico Honoris Causa da UCEFF em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
28/08/2020 15:53
UCEFF Professor Elton Zeni irá se aposentar e será homenageado com o primeiro título honorífico Honoris Causa da UCEFF Professor Elton Zeni irá se aposentar e será homenageado com o primeiro título honorífico Honoris Causa da UCEFF

O professor Elton Zeni olha para o computador, concentrado. Seus cabelos hoje são grisalhos, mas quando pisou pela primeira vez na Celer (que, alguns anos depois, tornaria-se a UCEFF), no dia 06 de agosto de 2001, ainda os tinha castanhos, bem como algumas rugas, naturais do tempo, não apareciam. Hoje, mais de 19 anos depois, ele prepara-se para vagar sua mesa madeirada que, entre papéis e um totem de homenagem do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina, tem um porta-retrato da esposa e dos dois filhos e souvenirs de viagens bem aproveitadas.

Quando passou pelas portas da instituição, o professor ingressou para atuar em uma disciplina do curso de Administração, sua segunda formação - a primeira foi como Técnico em Agropecuária, área em que atuou por alguns anos antes de seguir para a Docência. Após seis meses, já viria a ser o Coordenador do curso. E, desde então, nestas quase duas décadas de dedicação à UCEFF, trilhou diversas e importantes funções: também passou pela chefia dos cursos de Contábeis, Secretariado Executivo e Engenharia de Produção antes de assumir desafios enormes como o de Procurador Institucional, de Coordenador de Pós-Graduação, o de editor-chefe da revista Essência, Diretor de Ensino e Diretor de Regulação, cargo em que atua em seus últimos dias como funcionário na UCEFF.

Pode-se dizer com tranquilidade que este professor de semblante tranquilo e sorriso fácil vai fazer muita falta no dia-a-dia na UCEFF, pois o professor Elton sempre esteve lá. Em grandes e importantes momentos, ele teve papel fundamental para que a instituição se tornasse o que ela é hoje. Desde os tempos de Celler, quando participou ativamente no reconhecimento perante ao MEC dos cursos de Administração, quando todos ainda estavam aprendendo como realizar os processos burocráticos requisitados pelo governo. Quando a UCEFF veio para Chapecó, em meio a entraves operacionais como equilibrar o número de alunos com o ensalamento e o custo de manter a instituição, auxiliou como pode, realizando de forma firme seu papel. Também considera um marco de sua passagem pela instituição quando a unidade de Chapecó assumiu a gestão da unidade de Itapiranga, um desafio grande e respondido à altura de seu significado. E, por último, mas com certeza não menos relevante, esteve ativo no processo de autorização da UCEFF como uma instituição que pode oferecer cursos na modalidade à distância, deixando sua marca em mais uma etapa importante e que fará a UCEFF crescer no futuro. Enquanto realizamos essa conversa, ao tocar no assunto de despedida, a professora Leossania, na mesa ao lado, se emociona e fica com lágrimas nos olhos. Este é mais um indicativo de como não apenas o profissional Elton Zeni, como também o amigo e colega, permanecerá no coração de todos.

Agora é a vez do professor Elton ficar reflexivo. Em relação à aposentadoria, ele fica em silêncio por alguns segundos e define: um momento de passagem. “A UCEFF foi o instrumento para que eu conseguisse as maiores conquistas profissionais, o maior crescimento profissional da minha vida (...) Foi a maior oportunidade que tive e tudo para o que eu sempre me preparei, dos ensinamentos que tive durante a vida.” Sua contribuição permanecerá através de aconselhamentos e assessoria sempre que sua ajuda for bem-vinda. Mesmo não estando mais presente no cotidiano da instituição, ele estará a postos para continuar ajudando em seu crescimento. E diz que sua saída é tranquila, pois confia nos que ficam para tocar o barco em direção a aventuras maiores e igualmente desafiadoras as que estiveram sob sua capitania.

O tamanho da importância do professor Elton se traduz em uma cerimônia nunca antes realizada na história da instituição: nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, ele será o primeiro a receber o título honorífico Honoris Causa, destinado a professores de grande relevância para a instituição ou para a região. A condecoração acontecerá a partir das 17 horas em Reunião Extraordinária do Conselho Superior que será transmitida pela internet. Será uma ocasião para homenagear um profissional muito relevante para a história da UCEFF.

Com a aposentadoria e mais tempo livre, o professor Elton poderá dedicar seu tempo a hobbies um tanto quanto singulares. Entre a consultoria para a UCEFF, ele poderá ocupar seus dias em busca de mais cédulas para aumentar sua coleção de moedas, pois é um apreciador da arte da numismática. Também estará a pleno vapor com sua habilidade de cutelaria, o ato de fazer facas (já são mais de quarenta produzidas por conta própria). Ou também pode optar por ampliar as sessões de treinamento de tiro esportivo, esporte que pratica desde 1996 (no qual foi Campeão Estadual em 2018 e venceu também etapas nos âmbitos estadual e nacional). Uma coisa é certa: depois de quase 20 anos de dedicação total, um descanso é mais que bem-vindo.

Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro