Para concluir esta série de artigos sobre a Bíblia, vamos ver algumas curiosidades e frases de estudiosos.
Curiosidades bíblicas:
- O maior livro da Bíblia é o Saltério, com seus 150 salmos. O menor é a segunda carta de São João com, apenas, 13 versículos. Curiosamente, no Saltério estão, tanto o maior quanto o menor capítulo da Bíblia. O maior é o salmo 119 com 176 versículos, e o menor é o 117 com, apenas, 2 versículos.
- O maior versículo da Bíblia encontra-se em Ester 8,9 com suas 415 letras. Já o menor é Êxodo 20,13 com, apenas, 10 caracteres.
- A Bíblia possui 1.189 capítulos e 31.102 versículos. Deus expressa a frase “não temais” 366 vezes, para mostrar o quanto podemos confiar Nele.
- A palavra Igreja ocorre 109 vezes e, somente, no NT; o AT a desconhece. É uma palavra grega “eklesia” que significa “assembleia dos crentes”.
- No tempo de Jesus, Corinto era uma das cidades mais importantes da Grécia. Sua população girava em torno de 600 mil habitantes. Nela cultuavam-se várias religiões.
- A cidade de Jericó é mais antiga da Palestina; está situada no vale do rio Jordão, 20 km ao norte do mar Morto. Foi conquistada por Josué (Js 6,1-10), quando entrou na Terra Prometida. Nela, Jesus hospedou-se na casa de Zaqueu (Lc 19,1-10).
Frases sobre a Bíblia:
- “Não basta ter a Bíblia, é preciso também saber ler, interpretar e viver o Livro da Palavra de Deus” (provérbio popular).
- “Ignorar as Escrituras, é ignorar a Cristo” (São Jerônimo).
- “Traz nos braços o Cristo, quem abraça a Palavra de Deus não só com a boca, mas também com as obras da caridade” (Santo Antônio).
- “A Bíblia não é um livro para se lido, mas para ser vivido. Não é para ser pensado, mas seguido” (J. Lilje).
- A Bíblia nasceu da experiência de Deus que alguns homens e mulheres fizeram ao perceber Sua presença nos acontecimentos da vida.
Desejamos que estes artigos tenham despertado interesse em lê-la e compreendê-la, mas acima de tudo, que tenha sido uma luz a iluminar nossos passos e os da comunidade.