Close Menu

Busque por Palavra Chave

Piracanjuba - Mobile

Ceom realiza projeto de sinalização de sítios arqueológicos na região

Por: LÊ NOTÍCIAS
29/09/2020 11:40
Unochapecó Guardião do avencal é um restaurante que dá acesso ao Sítio Morro do Avencal I, localizado em Urubici (SC) Guardião do avencal é um restaurante que dá acesso ao Sítio Morro do Avencal I, localizado em Urubici (SC)

Durante o ano de 2019, a equipe do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) desenvolveu um grande projeto de recadastramento de sítios arqueológicos nas regiões Oeste e Planalto Catarinense. A ação foi uma demanda da 12ª Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Santa Catarina. Por serem espaços que comportam verdadeiros monumentos do patrimônio brasileiro, essa iniciativa visou contribuir na gestão, promover a valorização dos sítios e alertar os proprietários dos terrenos a preservarem essas estruturas.

As atividades de relocalização ocorreram ao longo de 12 meses de trabalho de campo, que incluíram visitas a 47 municípios. Dos mais de 530 sítios, previstos para recadastro, foi possível localizar 74.5% destes. Além disso, foram incluídos 71 novos sítios. Além disso, uma nova etapa foi desenvolvida entre os meses de junho e agosto, com a seleção e sinalização de 30 sítios arqueológicos. Para o desenvolvimento dessas duas etapas de trabalho, foram percorridos aproximadamente 53 mil quilômetros.

De acordo com os coordenadores do projeto, Mirian Carbonera e Daniel Loponte, a sinalização destes sítios é uma forma de proteção e informação, já que estes espaços constituem pontos de alto valor patrimonial não só para Santa Catarina, mas para todo o Brasil."Com a sinalização, os sítios ganham mais visibilidade. Além disso, a ação contribui na sensibilização dos proprietários e comunidade em geral sobre a importância da conservação dos espaços”.

A sinalização contemplou desde locais muito antigos, com aproximadamente 12 mil anos, e sítios do último milênio. Foi possível mapear estruturas de moradia, funerárias, e também sítios históricos, como o Cemitério do Contestado. Os 30 sítios onde foram colocadas placas estavam situados nos municípios de Itapiranga, Águas de Chapecó, Itá, Vargem, Abdon Batista, Campos Novos, Lages, Capão Alto, Urubici e Painel.


Outras Notícias
Publicações Legais Mobile
Vederti Mobile
Sicoob Mobile
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro