Close Menu

Busque por Palavra Chave

ENSINO SUPERIOR

Sebrae/SC e Unoesc formam parceria para formação de profissionais capacitados

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/10/2020 09:50
Divulgação Programa Empreendedor do Futuro instiga formação de profissionais preparados para um “novo mundo” Programa Empreendedor do Futuro instiga formação de profissionais preparados para um “novo mundo”

Dez mil atendimentos de alunos e professores na área de educação empreendedora até o fim do ano. Essa é a meta proposta pelo termo de cooperação técnica assinado pelo Sebrae/SC – por meio do Programa Empreendedor do Futuro – e pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) – por meio da Agência de Inovação e Relações Institucionais (AGIR).

Para atingir os objetivos, a universidade conta com a colaboração de docentes e estagiários para seleção de conteúdo, divulgação das atividades em diversas mídias e quantificação de acesso às ações. A instituição também dissemina as soluções disponíveis nos municípios onde está presente em território catarinense.

Neste ano o plano de trabalho prevê a realização de 36 soluções do portal de educação empreendedora do Sebrae/SC para aplicação com discentes; 20 soluções do Sebrae/SC para execução com docentes e 36 seminários ou palestras temáticas relacionadas ao empreendedorismo e à inovação.

A coordenadora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/SC, Mariana Vitarelli, enfatiza que todas as atividades são embasadas no conceito de empreendedorismo para a vida. “Nosso objetivo é preparar os jovens para um mundo cada dia mais complexo, incerto e volátil. A intenção é instigar novas habilidades e novos comportamentos empreendedores desde o início da educação do indivíduo, intensificando ainda mais no ensino superior, quando o aluno pode conjugar suas competências socioemocionais com as técnicas relacionadas à sua formação”, destaca.

De acordo com a gestora da cooperação técnica da Unoesc, Jéssica Romeiro Mota, a experiência tem sido fantástica para professores, alunos e funcionários, que têm a possibilidade de acessar as soluções do Sebrae/SC na busca de formação empreendedora. “A Unoesc vem há algum tempo trabalhando para estimular e sensibilizar a comunidade sobre a importância da inovação e do empreendedorismo. Esse apoio do Sebrae/SC vem coroar essas ações organizadas pela universidade. Só temos a agradecer e dizer que a receptividade tem sido grande, pois temos bastante demanda para participação das atividades em todos os campi” analisa ao comentar que os webinars são realizados semanalmente desde o mês de agosto.

PROGRAMA EMPREENDEDOR DO FUTURO

O Sebrae/SC entende que a educação empreendedora é um dos mecanismos de transformação mais importantes da cultura de um País. Para isso, busca promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino no território catarinense por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo.

O Programa Empreendedor do Futuro tem como objetivo desenvolver a cultura do empreendedorismo junto aos atores envolvidos no ensino formal: professores, educadores, gestores, comunidade escolar e, especialmente, estudantes.

A iniciativa oferece soluções educacionais específicas sobre o tema para cada nível da educação formal por meio das seguintes estratégias: estabelecimento de parcerias com as instâncias governamentais relacionadas à educação no Estado; sensibilização dos dirigentes das instituições de ensino sobre a importância do empreendedorismo como qualidade do profissional do futuro; apresentação do empreendedorismo como alternativa de carreira para os jovens; incentivo à pesquisa sobre educação empreendedora no âmbito acadêmico e disseminação do conhecimento sobre educação empreendedora entre o corpo docente das instituições de ensino.

A UNOESC

A Unoesc foi fundada na década de 1960 e é mantida pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc). Localizada na mesorregião oeste catarinense, está presente nas seguintes cidades: São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho, Xaxim, Xanxerê, Chapecó, Videira, Joaçaba, Capinzal e Campos Novos.

A finalidade da instituição é contribuir com os processos de desenvolvimento, mediante a produção e a difusão do conhecimento e da cultura, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Atualmente, oferece mais de 50 cursos de graduação voltados ao desenvolvimento humano, social, cultural, científico e tecnológico. Conta com mais de 21 mil alunos.

A universidade possui a AGIR, que é responsável por orientar e assessorar diversas startups com o objetivo de promover e desenvolver ideias e projetos inovadores, oferecendo aos pré-incubados meios de crescer e expandir seus negócios no mercado de trabalho.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro